Levantamento exclusivo mostra aumento de 100% nas passagens aéreas entre Janeiro e Maio de 2022

Um levantamento exclusivo realizado pela Kennedy Viagens Corporativas fez um comparativo das tarifas aéreas de Janeiro de 2022 a Maio de 2022, com prazo médio de antecedência de compra entre 08 a 12 dias, considerando apenas um trecho – somente ida.

O preço médio das rotas é calculado com base nas compras realizadas dos clientes da Kennedy e com diferença de 11% de desconto com relação à tarifa do site da própria companhia aérea.

Trecho Curitiba x São Paulo (GRU), aumento de 105,30% de janeiro de 2022 até maio de 2022.

Trecho Vitória x São Paulo (GRU), aumento de 55,89% de janeiro de 2022 até maio de 2022.

 

Trecho Imperatriz x São Paulo (GRU), aumento de 44,04% de janeiro de 2022 até maio de 2022.

É possível driblar os preços?

Antecedência de compra

Sem dúvida, este ponto é onde haverá bastante impacto no custo de passagem aérea. O motivo? A precificação da companhia é baseada na antecedência vs % vendido.

Ou seja, imagine um voo específico que acontecerá daqui a seis meses. O sistema faz a seguinte análise: quantos % deveria ter vendido com essa antecedência?

Vamos imaginar que seja 10%. Se a aérea vendeu apenas 8%, ela tende a precificar a passagem mais barata, para que chegue mais rápido ao orçamento previsto.

Agora, se seis meses antes do voo a companhia vender 15% dos assentos, por exemplo, o preço da passagem será mais caro. Essa precificação é realizada de forma automática por algoritmos e vale para todos os voos disponíveis.

Simplificando o entendimento, a cia aérea divide os assentos por preço e conforme vai vendendo parte dos assentos o preço vai aumentando, conforme ilustração abaixo

Cancelar antes de dar no-show 

Muita gente não se atenta a este detalhe, mas quando você não realiza o cancelamento de uma passagem antes de dar no-show, ou seja, não comparecer para o embarque, o crédito desta passagem fica até 35% inferior.

Dessa forma, você perde 35% do valor, do que se tivesse cancelado a passagem antes do embarque.

Vejamos no caso da Latam: se realizássemos um cancelamento de uma passagem antes do no-show, o custo médio da taxa de remarcação fica em torno de R$ 350,00, mas se não cancelar, a reserva para remarcar posteriormente esse custo fica R$ 450,00.

Comprar trecho a trecho 

Quando a passagem está com um preço médio bastante elevado, essa é uma saída bastante utilizada.

Vamos imaginar realizar uma compra Imperatriz x Porto Alegre. Quando é feita uma busca no trecho de origem até o trecho de destino, os sistemas estão preparados para “casar” os preços, realizando o trajeto 100% pela mesma companhia aérea.

Mas nesses casos, o que acontece é que pode ser que um dos trechos seja mais barato voando por outra companhia.

No caso Imperatriz x Guarulhos, Guarulhos x Porto Alegre, por exemplo, pode ser que o primeiro trecho esteja mais barato comprando com a Latam e o segundo seja mais interessante comprando com a GOL.

Desta forma, a compra é quebrada em duas partes com objetivo de economizar no preço final. Esse processo tem um detalhe importante: ao comprar trecho separado, a pessoa teria que desembarcar em Guarulhos e depois embarcar novamente.

Por isso, uma dica valiosa é comprar com prazo superior a 1 hora. Mas, caso a viagem seja curta e a pessoa esteja levando só a bagagem de mão, não será necessário sair do salão de embarque para embarcar novamente.

Parabéns! Você ganhou o nosso
mais novo e-Book
Preencha os campos abaixo e receba o e-book agora mesmo
Também não gostamos de SPAM e prometemos manter suas informações seguras