O que você precisa saber sobre mala de mão

Todos os viajantes experientes sabem que é sempre bom contar com, pelo menos, 1 mala de mão em seus deslocamentos. Afinal, esse tipo de bagagem não precisa passar pelos procedimentos de despacho nos voos, podendo ser levada com isenção de taxas.

Isso ocorre porque as malas de mão costumam ser de pequenas dimensões. Dessa forma, os passageiros conseguem acomodá-las nos bagageiros acima de cada poltrona dos aviões.

A vantagem é ter acesso facilitado aos itens que deseja utilizar durante o voo. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais informações para ajudar você a entender as normas relativas ao assunto. Boa leitura!

Voos nacionais

Conforme mencionado, muitas regras para as malas de mão são as mesmas nas companhias aéreas nacionais. Isto é, quase todas as informações trazidas aqui valerão para qualquer lugar que os seus colaboradores se deslocarão em território nacional.

É interessante destacar, contudo, que os passageiros não devem manter suas malas de mão consigo, nas poltronas. O correto é armazená-las nos bagageiros dentro do avião.

Por seu turno, as bolsas e as mochilas, com itens de utilização pessoa, podem permanecer abaixo das poltronas da frente. Igualmente, não há problemas em manter no colo, por exemplo, casacos ou blusas.

Medidas

Dentro dos aviões que percorrem destinos nacionais, as maiores malas permitidas devem ter as seguintes medidas:

  • 55 centímetros de altura;
  • 25 centímetros de largura;
  • 35 centímetros de comprimento.

Não se esqueça de que essas medidas levam em consideração toda a extensão das bagagens, o que inclui as alças, as rodinhas e quaisquer outros acessórios. Por esse motivo, mochila ou mala, é imprescindível que o tamanho seja menor ou igual a esse padrão estabelecido.

Peso

Existem regras, também, referentes ao peso das bagagens de mão. Em outras palavras, as malas ideais para subir com os passageiros em seus voos são aquelas que pesam, no máximo, dez quilos.

Por esse motivo, é altamente recomendável evitar inserir muitos itens pesados nas bagagens que você não intenciona despachar. Todavia, caso não exista alternativa – e a sua mala de mão exceda esse peso – ela se tornará uma bagagem despachada, incidindo em pagamento de tarifa, sendo adequadamente transportada no compartimento de cargas do avião.

Voos internacionais

Quando se trata de viagens internacionais, existem certas regras que mudam em comparação aos voos nacionais. Isso é válido, ainda, para as companhias brasileiras que realizam voos para o exterior ou promovam conexões em territórios estrangeiros.

A maioria das restrições são similares às das implementadas nos voos nacionais. Todavia, as companhias internacionais tendem a definir algumas regras adicionais, podendo variar entre si. Por isso, o mais indicado é conferir as normas válidas antes de agendar a viagem corporativa.

Medidas

Em voos internacionais, as medidas máximas que são permitidas para mochilas ou malas são idênticas as praticadas em viagens nacionais, quais sejam: 35 centímetros (comprimento) X 25 centímetros (largura) x 55 centímetros (altura).

Peso

O máximo de peso que os passageiros podem levar, nos voos internacionais, em suas bagagens de mão é de dez quilos. Caso contrário, será necessário despachar as malas ao lado das outras, que são mais pesadas.

© Todos os direitos reservados para Kennedy Viagens

Imperatriz - MA

Rua Benedito Leite, 629 | 65903-290 | Centro | Imperatriz – MA

São Paulo - SP

Av Paulista, 171, 4ª andar | 01311-000 | Bela Vista | São Paulo – SP

Curitiba - PR

Travessa Ferdinando Aristides Moleta, 117 | 83045-090 | Afonso Pena | Curitiba