O segredo para gerenciar riscos em viagens corporativas

Profissionais que se deslocam a trabalho têm inúmeras preocupações. No entanto, o foco dos gestores de viagens corporativas não é menor, afinal, todos sabemos que vários imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, não é mesmo?

Durante uma viagem pode ser preciso recorrer a serviços médicos por acidentes ou emergências. Nestas ocasiões, tanto o funcionário quanto a empresa, precisam estar amparados. Pensando nisso, apresentamos, o segredo para gerenciar esses riscos, mediante a implementação do Duty of Care. Boa leitura!

Você sabe o que é Duty of Care?

Duty of Care (ou “Dever de Cuidar”, em tradução livre do inglês) é um conceito que traduz, precisamente, o cuidado que a empresa deve ter com os colaboradores em cada viagem corporativa.

O termo implica, ainda, na responsabilidade ética e legal para com os profissionais viajantes, tendo como dever da empresa a garantia do bem-estar, da integridade, da segurança e da saúde dessas pessoas.

Além disso, Duty of Care integra um conceito jurídico mais amplo acerca da negligência. Este dever de cuidar do colaborador não se manifesta, apenas, em viagens. Porém, nesses casos, a necessidade, evidentemente, é ainda maior.

Os benefícios do Duty of Care no gerenciamento de riscos

Boas experiências em viagens corporativas não é algo vantajoso somente para os colaboradores – que se sentem valorizados – mas também para o seu negócio. Além de elevar o engajamento dos funcionários, você não terá que gerenciar crises oriundas de fatos imprevistos.

Desse modo, forçar os colaboradores a se hospedarem em áreas perigosas dos centros urbanos, devido ao teto de gastos é um bom exemplo de prática a ser evitada. Uma vez que isso pode ocasionar problemas mais graves do que o furo orçamentário.

Ao assegurar transportes corporativos apropriados, boas hospedagens ou bons voos, a empresa demonstra que prioriza o seu Duty of Care­ – dever de cuidar. Para ter sucesso nessa tarefa, é preciso visar os seguintes fatores:

  • Segurança para todos;
  • Feedbacks para os gestores;
  • Bem-estar para os colaboradores.

Feedbacks para os gestores

É de suma importância que os gestores solicitem feedbacks aos profissionais viajantes tão logo retornem ao ambiente de trabalho. Isso ajuda o constante aprimoramento dos métodos inerentes ao Duty of Care e da política de viagens. Dessa forma, a sua empresa sempre terá condições de melhorar a experiência dos seus colaboradores.

Segurança para todos

A segurança é o motivo principal para a implementação do conceito de Duty of Care. Todavia, é um dever da sua empresa garantir a segurança dos colaboradores em quaisquer ambientes, seja no próprio escritório, em uma viagem corporativa ou em relação à mobilidade urbana.

Nesse contexto, a minimização de riscos em potencial pode ser considerada como um fator determinante e imprescindível para assegurar que o seu negócio atinja os melhores resultados possíveis.

Bem-estar para os colaboradores

De acordo com o que foi anteriormente mencionado, é de suma importância que os seus colaboradores estejam plenamente satisfeitos com todos os processos que envolvem as viagens corporativas.

Lembre-se de que, uma vez que os funcionários estão contentes, engajados e dispostos a cumprirem as suas tarefas, a produtividade da empresa aumenta junto aos resultados que a equipe entrega para a sua organização.

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