Uma Travel Management Company (TMC) é o nome comumente utilizado no mercado para descrever as agências especializadas em gerenciar viagens corporativas. Sua função é centralizar, organizar, planejar e gerir todos os procedimentos referentes ao setor dentro de uma organização.
Isto é, a TMC se responsabiliza por todas as etapas, incluindo a emissão, a compra e a reserva dos serviços relativos às viagens corporativas. Em síntese, cada empresa possui as suas próprias demandas e orçamentos para os deslocamentos de colaboradores.
Desse modo, a TMC fornece, aos seus clientes, planejamentos personalizados e estratégicos, em consonância com o planejamento financeiro e as necessidades das organizações.
Uma vez que o foco é colocado na redução dos custos e na garantia da melhor experiência possível aos funcionários, a TMC se mantém atenta, continuamente, aos dados do mercado, visando estreitar relacionamentos com os fornecedores e propiciando a maior e melhor variedade de soluções aos seus parceiros.
Principais diferenças
Enquanto as agências convencionais seguem as preferências de seus clientes, sugerindo pacotes de lazer e pontos turísticos, as TMCs exercem funções analíticas e estratégicas, principalmente, voltadas para o atendimento dos objetivos profissionais e dos resultados de uma empresa.
Vantagens de trabalhar com uma TMC
A partir dos diferenciais supramencionados, cumpre enfatizar a relevância de uma excelente gestão de viagens corporativas. Entretanto, é fundamental conhecer as vantagens reais que uma TMC pode oferecer à sua empresa. Dentre estes benefícios, destacam-se:
Fornecedores ideais
Conforme mencionado, as TMCs dispõem de diferentes fornecedores, podendo garantir, assim, uma seleção de potenciais provedores para cada cliente, de acordo com a sua necessidade e prioridades.
Redução de custos
Partindo de um conhecimento extremo do mercado e de um relacionamento duradouro com distintos fornecedores, as TMCs asseguram as melhores condições e preços aos seus contratantes.
Ademais, a TMC proporciona, ainda, relatórios precisos de controle e monitoramento dos gastos, a fim de mensurar continuamente a viabilidade do planejamento de viagens corporativas em vigor na sua empresa.
Centralização de dados e informações
Infelizmente, há muitas empresas que não contam com departamentos ou setores exclusivos para a gestão de viagens corporativas. Isso faz com que informações relevantes se percam em meio aos variados processos diários.
Por outro lado, a contratação de uma TMC garante a centralização desses dados e a mitigação de possíveis riscos, evitando a perda de informações acionáveis e, sobretudo, tornando os processos muito mais organizados.
Agilidade e suporte operacional
O contato direto que é estabelecido entre as TMCs e as locadoras, hospedagens e companhias aéreas é um fator que não deve ser negligenciado. Afinal de contas, isso torna os procedimentos mais práticos e rápidos.
Adicionalmente, as TMCs são capazes de prestar todo o suporte que se fizer necessário para as emissões de documentações, com atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana – inteiramente dedicado a solucionar qualquer tipo de problema relativo às viagens corporativas da sua empresa.
Planejamento e consultoria personalizados
Mediante uma detalhada análise, o gerente de relacionamentos elaborará um projeto que se enquadre e respeite o orçamento e a política de viagens corporativas da sua empresa.
No entanto, caso você não tenha uma política definida para o setor ou se, por exemplo, as práticas atualmente em voga são insuficientes, este profissional auxiliará a criação ou aprimoramento, de modo que os viajantes sigam normas condizentes com as prioridades do seu negócio.