Com uma recuperação progressiva do Turismo, estima-se que a demanda global de viagens corporativas decole ainda neste ano. Sem dúvida, se há um segmento que mudou com a pandemia de covid-19 é este, portanto é fundamenta que se conheça quais são suas novas necessidades.
O impacto da pandemia no Turismo vai sendo conhecido aos poucos. Embora a reativação das viagens venha surpreendendo, com recuperações rápidas e positivas, sobretudo em âmbito doméstico, mas até mesmo nas viagens internacionais, é certo que a covid-19 segue afetando o comportamento do mercado.
No caso das viagens corporativas, chegaram a dizer que elas mudariam ou desapareceriam da forma que conhecíamos. Porém, diferentes estudos têm mostrado que os empresários ainda consideram as viagens a negócios bem necessárias para alcançar acordos comerciais e, além disso, desejam “escapar” de seus locais de origem por diversos motivos.
O novo panorama das viagens se caracteriza por ter em conta os protocolos de higienes e saúde, com o objetivo de ter viagens mais responsáveis e seguras. De acordo com um recente estudo da Global Business Travel Association (GBTA), estima-se que a demanda global de viagens corporativas aumentará 38% em 2022 na comparação com o ano anterior. Os gastos associados a viagens de negócios chegarão a US$ 1 bilhão, e a previsão é de que em 2024 cheguem a quase US$ 1,5 bilhão.
Confira, então, tendências para as viagens corporativas ainda em 2022:
- CONFIANÇA, A PROTAGONISTA
As numerosas ondas de contágio da covid-19 geraram muitas dúvidas no que diz respeito à segurança dos viajantes durante voos e estadias em outros destinos. Desta maneira, as companhia aéreas investem cada vez mais na implementação de medidas de higiene e proteção eficientes. Assim, tudo vem mostrando que a estrutura de viagens cada vez mais seguras tendem a perpetuar-se ao longo do tempo até que o mundo se mostre um lugar mais tranquilo em termos de imunização.
- SUSTENTABILIDADE NO CENTRO DE TUDO
A busca por processos mais sustentáveis por parte das empresas chegou também no mundo das viagens corporativas, não somente porque as companhias estão se conscientizando em termos de preservação ambiental, mas também por questões mercadológicas.
Portanto, realizar viagens mais sustentáveis, escolhendo voos menos poluentes, hotéis que emitem recibos digitais e tenham como parceiros de negócios as empresas com altos valores em termos de consciência sustentável é um excelente diferencial. “Certificados verdes” também são tendência, pois o consumidor de viagens se sente mais seguro em saber que suas escolhas estão impactando o ambiente e a comunidade de maneira mais positiva.
- TECNOLOGIA PARA OTIMIZAR AS VIAGENS
A adoção de tecnologias que promovam um salto no desempenho das viagens, economia de recursos e maximização dos resultados se converteram em um ponto crítico nas estratégias de empresas e, consequentemente, de agências de viagens corporativas.
Atualmente existem inúmeras ferramentas orientadas a agregar valor às viagens, já que podem reduzir custos e elevar o potencial no fechamento de bons negócios por meio de inovações como big data, machine learning, inteligência artificial e armazenamento na nuvem.
- VOOS EM LOW COSTS
Cada vez mais os negócios se rendem à economia de recursos proporcionadas por voos em companhias de baixo custo. Estas empresas aéreas se caracterizam por oferecer preços mais baixos, ao mesmo tempo em que são alternativas de transportes seguras, pois obviamente as companhias cumprem todas as exigências e às normativas dos órgãos que regem o setor.
A qualidade da experiência, aliada com a tendência de economizar nas viagens corporativas têm se mostrado cada vez mais uma solução, sobretudo em voos mais curtos.
- EXPERIÊNCIA DO VIAJANTE É PRIORIDADE
Considerando que a produtividade está diretamente relacionada com a experiência profissional, a expressão bleisure (negócio e lazer na mesma jornada) é cada vez mais relevante nos cenários corporativos. Os novos viajantes priorizam não somente a execução de suas tarefas e a realização dos melhores negócios para a empresa, senão também que aproveitam a oportunidade de viajar para conhecer mais do destino e assim ter uma experiência completa.