7 indicadores de desempenho para a gestão de viagens corporativas

Conhecer os indicadores de desempenho na gestão de viagens corporativas é fundamental, uma vez que essas atividades consomem diversos recursos da empresa. Dentre eles, destacam-se a alimentação, a estadia, a mobilidade local e o transporte, compondo a base dos gastos.

Nesse cenário, fica evidente que a utilização de indicadores adequados para mensurar o valor agregado e os custos é de suma importância para fazer um gerenciamento eficiente para obter bons resultados.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, alguns dos principais indicadores de desempenho que podem ser implementados na sua gestão de viagens corporativas. Boa leitura!

1. Custo total com a mobilidade

A qualidade do gerenciamento depende, em grande medida, da correta identificação dos investimentos em mobilidade dos colaboradores que estão em viagem para representar a sua empresa, assim como as companhias aéreas e os períodos do ano que são mais baratos para cada tipo de deslocamento.

Dessa forma, você pode implementar indicadores de desempenho a partir de um ponto de vista estratégico: possibilitando a aquisição antecipada de passagens e concentrando uma maior quantidade de viagens em certos meses, obtendo maior economia para o seu negócio.

2. Share de players

Para reduzir o custo médio das viagens corporativas, é extremamente benéfico utilizar estratégias de locomoção com o intuito de conseguir a melhor relação entre custo e benefício.

É possível, mediante o share de players, compartilhar as experiências para chegar aos custos ideais e, até mesmo, reduzir os gastos das próximas viagens que os seus colaboradores fizerem aos mesmos locais.

3. Ticket médio

O ticket médio é o indicador recomendado para calcular as vendas em uma empresa. No entanto, ele serve, também, para demonstrar os valores investidos nas viagens corporativas.

Por exemplo, você pode dividi-lo em diferentes tickets (valor do transporte rodoviária, da passagem aérea, dos gastos com alimentação e hospedagem etc.) e, posteriormente, efetuar a soma.

4. SLA de atendimento

SLA é a sigla inglesa para “Service Level Agreement” (ou “Acordo de Nível de Serviço, em tradução livre). Logo, é utilizado para estabelecer os padrões e os fatores que a sua empresa pode criar, a fim de determinar o nível de qualidade do atendimento que é oferecido aos clientes internos e/ou externos.

5. Satisfação de colaboradores

Constatar se os seus colaboradores estão satisfeitos em relação às viagens (salas de reuniões, espaço de coworking, alimentação de qualidade, conforto nas hospedagens e transporte eficiente) é um indicador essencial para os deslocamentos futuros. Afinal, ele deixa claro o que tem funcionado e o que deve ser modificado.

6. Análise de dados KPI

Outra sigla inglesa, desta vez para “Key Performance Indicator (que pode ser traduzido como “Indicador Chave de Desempenho, também em tradução livre). Trata-se de um indicador usado para mensurar, com precisão, o êxito ou o insucesso de um índice – neste caso, os custos com as viagens corporativas da sua empresa.

7. Volumetria

Este indicador – que é imprescindível para gerenciar os deslocamentos de colaboradores – mede o volume de viagens realizadas em um determinado período. Desse modo, é um excelente recurso para embasar estratégias que objetivam elevar a eficiência da sua gestão, principalmente, se você realizar a separação por áreas.

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