Gestão de viagens corporativas: conheça a importância de um profissional especializado

Gestão de viagens corporativas: conheça a importância de um profissional especializado

As viagens corporativas são cada vez mais comuns em empresas de todos os portes e segmentos de atuação. Afinal, possuem um papel crucial na consolidação de parcerias estratégicas, captação de clientes e concretização de novos negócios.

Contudo, é preciso ter em mente que estes deslocamentos geram custos para o negócio. Quando as viagens não são corretamente organizadas, podem onerar demasiadamente a organização e comprometer a sua produtividade.

É justamente nesse ponto que a atuação do gestor de viagens se mostra fundamental. Para assegurar o êxito de cada deslocamento, este profissional coloca em prática uma ampla gama de estratégias, conhecimentos e habilidades específicas que suprem as demandas da empresa.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, os aspectos centrais dessa função, a fim de evidenciar a contribuição do gestor de viagens corporativas para a redução de custos, a qualidade e a eficiência desses processos. Boa leitura!

Atuação do gestor de viagens corporativas

O gestor de viagens corporativas – também chamado de “travel manager” – participa de todas as etapas do planejamento estratégico e logístico, a fim de assegurar processos mais eficientes.

Ao partir de um viés técnico, este profissional conecta as necessidades da empresa com os resultados esperados, mediantes processos gerenciais assertivos para reduzir custos e garantir a satisfação dos colaboradores em viagens corporativas.

Indicadores

O gestor de viagens corporativas acompanha continuamente o desenvolvimento dos deslocamentos e apresenta os seus resultados por meio de indicadores. Isso permite um gerenciamento pleno dos investimentos, bem como uma clara percepção dos retornos e dos níveis de qualidade oferecidos pelos prestadores de serviços.

Planejamento

Cabe a este profissional organizar todas as etapas logísticas das viagens, segundo a cultura e a política da empresa. Ou seja, o gestor de viagens corporativas é o responsável por buscar novos fornecedores, acompanhar as reservas, rastrear as emissões das passagens e, ainda, garantir a eficiência das hospedagens e dos serviços prestados em mobilidade urbana para os funcionários em deslocamento.

Suporte

Além dos preparativos antecipados, o gestor de viagens corporativas proporciona suporte e apoio aos viajantes durante todo o tempo em que os membros da equipe estão fora da sede.

Desse modo, o profissional segue atento às necessidades dos viajantes, priorizando seu bem-estar e o “Duty of Care” – termo oriundo da língua inglesa que indica a responsabilidade legal e ética da empresa com os seus colaboradores, visando a segurança, a integridade, a saúde etc.

Controle de custos

O volume de gastos que podem ocorrer representa uma das maiores preocupações das empresas nas viagens corporativas. Sem o conhecimento adequado dos processos e de suas particularidades, os deslocamentos tendem a gerar altos gastos não planejados.

Desse modo, cabe ao gestor de viagens corporativas a elaboração de estratégias que, de acordo com a realidade orçamentária da empresa e seus objetivos, forneçam a melhor relação entre custo e benefício.

Política de viagens

Para que os deslocamentos sejam funcionais, um dos elementos básicos é a política de viagens adotada pela empresa. Este documento estabelece as diretrizes e normas que a organização e seus colaboradores devem seguir, visando otimizar o desempenho da equipe e os resultados de cada viagem.

Contudo, isso somente ocorre quando a política de viagens corporativas está em conformidade com as necessidades, as metas e, sobretudo, o perfil da empresa. Portanto, é o gestor da área que traça caminhos capazes de mitigar riscos, melhorar a performance e gerar os resultados almejados pela empresa.

© Todos os direitos reservados para Kennedy Viagens

Imperatriz - MA

Rua Benedito Leite, 629 | 65903-290 | Centro | Imperatriz – MA

São Paulo - SP

Av Paulista, 171, 4ª andar | 01311-000 | Bela Vista | São Paulo – SP

Curitiba - PR

Travessa Ferdinando Aristides Moleta, 117 | 83045-090 | Afonso Pena | Curitiba

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.