As principais características de um bom gestor de viagens corporativas

Nos atuais ambientes competitivos – cada vez mais acirrados – a qualidade da gestão de viagens corporativas é fundamental para a sustentabilidade de qualquer empresa que necessite deslocar, frequentemente, os seus colaboradores.

Todavia, os critérios de excelência em gestão, nesta área, têm se tornado um dilema em muitas organizações. Felizmente, há pontos fundamentais que, com o passar do tempo, se converteram em prioridades absolutas. De tal sorte que você, dificilmente, será considerado um líder eficiente se não as implementar.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as principais características dos gestores de viagens corporativas mais bem-sucedidos do mercado, a fim de ajudar você a se destacar, ainda mais, na sua empresa. Boa leitura!

Conciliação de dados oriundos de fontes distintas

A capacidade de lidar com grandes volumes de informações e dados representam um dos seus principais desafios na gestão de viagens corporativas. Do mesmo modo, esta habilidade deve ser colocada em prática de tal forma que permita, ainda, o esclarecimento de quaisquer dúvidas internas que possam surgir.

Para tanto, convém evitar que os clientes ou colaboradores fiquem inseguros acerca de algum aspecto vital em suas rotinas. Independentemente do nível hierárquico – no caso de funcionários – ou de conhecimento técnico – no caso dos clientes – você deve estar pronto para explicar o significado de qualquer análise de dados.

Priorização do Duty of Care

Para que o Duty of Care (ou “Dever de Cuidar”, em tradução livre) seja realmente priorizado na sua gestão, o acompanhamento de cada viagem deve ser efetuado tanto antes quanto durante e após os deslocamentos.

Evidentemente, tal gerenciamento deve ser feito com a devida cautela, visando assegurar o êxito das viagens corporativas e, simultaneamente, o bem-estar dos viajantes.

Por analogia, não faça viagens de familiarização caso o setor de compliance ou de Recursos Humanos (R.H.) apresentar algum risco, pois, todas as condutas devem estar em plena conformidade com as leis administrativas e as normas da empresa.

Monitoramento de tarifas

Por mais incômodos que as oscilações de tarifas possam gerar, lembre-se de que essas movimentações são comuns, principalmente, no cenário atual. Invista em pesquisas intensas e, se necessário, conte com o apoio de agências especializadas.

Essas medidas, embora simples, podem simplificar a tarefa de encontrar preços mais baixos para atender as demandas do seu negócio, incluindo as opções online que, infelizmente, costumam trazer algumas restrições inviáveis.

Domínio dos processos de viagens corporativas

Você deve entender, profundamente, de análise de dados gerenciais, XML e integração de sistemas. Para gerir totalmente os processos de viagens corporativas, é altamente recomendável dominar, também, procedimentos fiscais e tecnológicos (como o API – sigla inglesa para “Interface de Programação de Aplicações”, em tradução livre).

Dominar estes recursos implica, conforme anteriormente mencionado, em saber como realizar os gerenciamentos e analisar os dados e as informações obtidas a partir de diferentes ferramentas.

Planejamento estratégico

Bons gestores possuem pensamento estratégico e acessam os melhores fornecedores possíveis para as negociações e o apoio às táticas definidas. A estruturação correta permite que todos os processos sejam mais práticos e precisos, evitando a perda de tempo com tarefas ineficientes.

Ainda mais relevante: o planejamento estratégico impede que eventuais erros ou imprevistos venham a comprometer o funcionamento da empresa ou prejudiquem os seus resultados financeiros.

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