Atividades que garantam a otimização e economia de recursos, assim como a comparação de preços, são essenciais para o sucesso da sua gestão de viagens corporativas.
Além disso, é bastante comum as empresas efetuarem análises sobre cotações, cadastros e preços em diferentes fornecedores, a fim de buscar a redução dos custos de cada viagem. Vale lembrar que essas ações são implementadas, também, para outros objetivos comerciais.
Similarmente, a variação nos preços entre os fornecedores pode ser bastante significativa. Nos processos voltados à gestão de viagens, no entanto, isso não é diferente. Sobretudo, porque muitas solicitações são emergenciais – o que tende a encarecer os serviços e/ou produtos buscados.
Planeje os gastos com antecedência
Os custos que integram uma viagem corporativa costumam, infelizmente, estourar o orçamento. Isso acontece com frequência ainda maior quando a gestão não demonstra eficiência.
Em outras palavras, essa tendência se manifesta independentemente de englobar a compra de passagens aéreas, aluguel de carros, hospedagem, alimentação, ônibus etc., com agências especializadas em viagens corporativas.
Contudo, não se esqueça de que esses tipos de deslocamentos são compostos, também, por pedágios, reembolsos de quilometragem, adiantamentos e, de modo geral, qualquer serviço compreendido na política interna de viagens da sua empresa.
Identifique os melhores preços
Diferentemente do que ocorre, por exemplo, com as passagens de ônibus, as aéreas – considerando um mesmo avião – geralmente apresentam preços bastante distintos. Isto é, a pessoa que viaja ao seu lado poderá ter pagado muito mais caro ou somente a metade da quantia que você desembolsou pelo acento.
Por outro lado, realizar comparações de preços nos remete a uma tarefa que demanda tempo e, também, uma boa dose de paciência. Acima de tudo, tenha em mente que esse processo pode trazer ganhos relevantes, de modo que alguns sistemas disponíveis no mercado permitem completá-lo de modo simples e ágil.
Gerencie as despesas de viagens corporativas
À exemplo da forma pela qual utilizamos ferramentas como o Buscapé, o Trivago e o Kayak, visando a comparação de preços de viagens de lazer, é possível usar sistemas especializados para viagens corporativas.
De fato, há recursos interessantes para negócios que desejam gerenciar as próprias agências parceiras por meio da comparação de tarifas, trechos e horários para que a empresa garanta, sempre, os menores e melhores preços.
Sob o mesmo ponto de vista, o gerenciamento eficaz das despesas implica em procedimentos capazes de reduzir custos. Dessa forma, a sua empresa saberá exatamente quais prestadores de serviços trazem mais benefícios – algo imprescindível para qualificar os investimentos em viagens corporativas.
Implemente o Self Booking
A implementação do Self Booking é altamente recomendável, uma vez que permite organizar todas as solicitações, as aprovações, a gestão orçamentária, os pontos de atenção para os colaboradores em deslocamento, dentre outras tarefas cruciais.
As comparações de preços – nacionais e/ou internacionais – é uma excelente forma de economizar, diretamente vinculadas à dinâmica de oferta e procura. Dito de outra forma, trata-se de uma relação que propicia melhores serviços e uma quantidade substancialmente maior de ganhos às empresas e seus profissionais.
Lembre-se de que, buscando veículos, hospedagens e serviços aéreos, quanto maior a cotação (ou procura) pelos serviços, tanto mais caras serão cada uma dessas contratações.