É necessário apresentar o certificado de vacina para viagens de ônibus?

O setor de turismo foi um dos mais afetados durante a pandemia. As viagens precisaram ser completamente paralisadas por um longo período, o que representou um impacto nunca antes visto para esse e outros diversos setores da sociedade.

Agora, finalmente caminhamos para a normalização das coisas. Aos poucos, estamos retomando nossas rotinas, o que só foi possibilitado pelo grande esforço coletivo feito em prol de erradicarmos a situação crítica imposta pela COVID-19.

Porém, várias mudanças precisaram ser feitas para que a segurança de todos siga sendo a prioridade, o que também refletiu em readequações feitas para esse setor de turismo e viagens. Os protocolos passaram a ser outros, e é necessário estar antenado nas novidades para não enfrentar imprevistos.

As viagens de ônibus são uma das opções mais populares para quem precisa fazer esses transportes de longa escala. Assim como as viagens de avião, essas também passaram por reformulações, para que possam ser executadas seguindo todas as normas exigidas pelos órgãos de saúde.

Muitos estabelecimentos passaram a exigir o comprovante de vacinação como documentação necessária de cada pessoa. Você já sabe se as viagens de ônibus também exigem esse tipo de comprovação? Ou quais são os outros requisitos impostos para que você possa embarcar rumo ao seu destino?

Justamente para te ajudar com isso, escrevemos esse artigo! Se você está se preparando para uma viagem de ônibus ou planeja realizar uma no futuro, continue lendo para ficar por dentro dos novos protocolos adotados pelas empresas de transporte durante esse período de retomada!

É obrigatório estar vacinado?

Não é possível dar uma resposta universal para essa pergunta, afinal, varia muito de acordo com a empresa e com o destino da sua viagem. Os protocolos adotados dentro do país são diferentes entre si, e a mesma coisa acontece com as exigências de cada empresa de ônibus.

Por isso, o que é recomendado é que, na hora de planejar a viagem, você pesquise acerca das normas de saúde que estão sendo exercidas pelo local que será o seu destino de itinerário.

Além disso, também é importante, na hora da compra das passagens, se informar diretamente com um funcionário acerca do que é praticado pela empresa na qual você realizará a sua viagem de ônibus, para saber qual a documentação a companhia exige para o embarque.

Assim, coletando todas essas informações, você estará preparado para realizar o seu trajeto com segurança, além de evitar qualquer imprevisto que possa vir a atrapalhar a sua viagem!

Por que algumas empresas exigem o comprovante de vacinação?

Por mais que seja um assunto polêmico, é importante ressaltar aqui que a exigência do comprovante de vacinação não é nada parecido com um “castigo” que visa excluir as pessoas que não se vacinaram. O ramo de turismo, ao exigir esse tipo de documentação, visa apenas uma coisa: garantir a segurança de todos os passageiros que estão confiando em seus serviços para realizar as suas viagens.

Quando falamos de viagens de ônibus, falamos também dos ambientes das rodoviárias, que contam com um grande fluxo de pessoas e, consequentemente, acaba tendo o risco de contaminação maior por conta desse volume elevado de aglomeração em suas dependências.

Dessa forma, quando uma empresa acrescenta o comprovante de vacinação como documentação necessária para o embarque em suas viagens, ela está demonstrando a preocupação que tem com seus funcionários e passageiros, já que esse é um protocolo que visa afastar os riscos trazidos pela contaminação pelo COVID-19.

Seguir os protocolos de segurança e higiene ainda é necessário

Por mais que já tenhamos melhorado muito o quadro da pandemia em nosso país, é importante nos lembrarmos que isso não significa que é hora de relaxarmos em nossos cuidados. Ainda estamos longe de nos vermos completamente livres dessa doença, e por isso, precisamos continuar nos protegendo para não retrocedermos!

Assim, mesmo que não seja uma exigência da empresa ou da cidade de destino o comprovante de vacinação, não deixe de levá-lo consigo! Pode sempre acontecer de algum estabelecimento específico pelo caminho demandar a apresentação deste documento de seu público, e tendo-o à mão, você estará preparado para qualquer imprevisto.

Além dele, lembre-se sempre de atentar-se aos outros protocolos de segurança que visam afastar os riscos de contaminação, tais como o uso de máscaras, o distanciando social, a higiene constante das mãos e outras normas que são requeridas em prol de garantir a sua própria segurança e daqueles que estão a sua volta.

Lembre-se: prevenir é sempre melhor do que remediar!

O velho ditado de que “prevenir é melhor do que remediar” serve como uma luva para essa situação! Como já foi falado ao longo deste artigo, em caso de qualquer dúvida, é sempre bom ter seu comprovante de vacinação em mãos.

Da mesma forma, é importante se manter bem informado acerca dos protocolos da companhia de viagem escolhida e também sobre as normas adotadas pela cidade de destino. Assim você estará preparado para qualquer urgência repentina e não deixará que os imprevistos que podem vir a aparecer atrapalhem sua viagem!

Conforme retomamos nossa rotina, depois desses anos conturbados que passamos por conta do cenário de pandemia, é mais importante do que nunca que continuemos nos cuidando. Assim, preservamos não apenas a nossa saúde, mas também das pessoas que estão à nossa volta.

Ao final deste post, esperamos que tenhamos te ajudado a entender melhor sobre como as empresas de viagens de ônibus estão se organizando quanto ao comprovante de vacinação. Sabemos que essa etapa de readaptação pode ser complicada e confusa, mas não se preocupe! Para te ajudar com isso, pode sempre contar conosco.

Nossos conteúdos buscam te ajudar com qualquer dúvida que possa vir a aparecer acerca de viagens, e agora, principalmente, estamos procurando trazer sempre informações importantes sobre a retomada do setor de turismo em época pós-pandêmica.

Todos precisamos nos readaptar, e não é diferente com as agências de viagem! Para estar preparado para as suas, o melhor a se fazer é sempre se manter informado. Você já sabe, por exemplo, sobre como estão funcionando os testes de COVID para viagens de avião? Para ficar por dentro desse assunto, não deixe de conferir nosso último artigo!

© Todo os direitos reservados para Kennedy Turismo