Elabore a sua política de viagens corporativas: confira o passo a passo!

Elabore a sua política de viagens corporativas: confira o passo a passo!

Simplesmente indispensável para o sucesso da gestão de viagens corporativas, a elaboração de sua política interna para o setor pode fazer a diferença, principalmente, para uma empresa com colaboradores que precisam realizar constantes deslocamentos dentro e/ou fora do país.

De maneira idêntica, a política de viagens corporativas deve articular todas as diretrizes que possam nortear todas as etapas e detalhes relativos à realização e o planejamento de cada deslocamento. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, um passo a passo simples e de fácil implementação. Boa leitura!

Engaje todos os setores da empresa

Este é o primeiro passo para iniciar a construção deste processo: a promoção do engajamento de todos os setores de sua empresa que, de uma forma ou de outra, mantenham relação com a organização das viagens corporativas.

Do mesmo modo, a estruturação de um brainstorm é uma excelente dica, à medida que pode contribuir para lançar luz sob quaisquer aspectos que devem ser incluídos na política de viagens corporativas.

Afinal, é de suma importância que, depois da criação dele, você tenha uma noção mais precisa acerca do perfil da empresa, sua realidade, os seus reais objetivos e interesses.

Defina regras gerais

À primeira vista, certas informações podem parecer óbvias. Porém, a sua empresa – devidamente comprometida com a implementação eficaz de uma política interna de viagens – deve assegurar que este documento explicite, com a clareza necessária, quais são os seus termos gerais.

Dito de outra forma, é necessário informam claramente a quem este documento é destinado (por exemplo, apenas a alguns colaboradores ou a todos eles), assim como se a obediência às normas firmadas é de caráter obrigatório ou facultativo.

Primordialmente, não deixe espaço para dúvidas ou mal-entendidos quanto ao significado de certos termos e expressões que, eventualmente, possam gerar controvérsias, evitando interpretações equivocadas ou ambíguas.

Especifique os objetivos

O próprio documento deve indicar os objetivos específicos das viagens corporativas. Isso fará com que a sua equipe perceba o sentido de segui-la. Evidentemente, isso dependerá, em grande medida, das características gerais do seu negócio, segmento de atuação e perfil da empresa.

Por último, cumpre ressaltar que a meta “padrão” das empresas, a partir da elaboração da política de viagens corporativas, tende a ser:

Detalhe os serviços a serem prestados

Estes serviços a serem detalhados referem-se, por exemplo, aos transportes terrestres e/ou aéreos e, também, à hospedagem. Estes elementos devem ser contemplados em sua política de viagens corporativas. De modo geral, o documento deve responder a questões como:

  • Quais são as categorias de serviços que cada colaborador terá direito?
  • Diante da necessidade de cancelar ou remarcar passagens, como a empresa procederá?
  • É viável realizar um downgrade ou upgrade de passagens aéreas?
  • Quais são os tipos de acomodações oferecidas aos funcionários em viagens internacionais ou nacionais?
  • É possível alterar os horários e os dias de partida e de chegada?

© Todos os direitos reservados para Kennedy Viagens

Imperatriz - MA

Rua Benedito Leite, 629 | 65903-290 | Centro | Imperatriz – MA

São Paulo - SP

Av Paulista, 171, 4ª andar | 01311-000 | Bela Vista | São Paulo – SP

Curitiba - PR

Travessa Ferdinando Aristides Moleta, 117 | 83045-090 | Afonso Pena | Curitiba

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.