Máscaras x Viagens de avião: Como funciona?

Nos últimos anos, as máscaras já viraram item essencial em nossas vidas. Felizmente, aos poucos estamos retomando nossa rotina normal, mas é importante frisar que os cuidados com nossa higiene e saúde ainda precisam continuar acontecendo.

Assim, o uso de máscaras ainda é fundamental para que possamos transitar em segurança, principalmente quando falamos de viagens de avião. Isso porque os aeroportos são um dos lugares onde mais ficamos vulneráveis e expostos, por ser um local com grande fluxo de pessoas.

Ainda hoje, porém, ainda podem existir algumas dúvidas sobre qual máscara é a mais adequada de se usar nessas ocasiões. Para te ajudar com isso, resolvemos escrever nesse artigo! Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar lendo!

Por que usar máscaras em viagens de avião?

Já faz alguns anos desde que fomos atingidos por um dos eventos mais críticos que já enfrentamos, sendo este a pandemia do Covid-19. Felizmente, com muito esforço coletivo, conseguimos dar grandes avanços para um quadro de recuperação. Mas isso não significa que devemos relaxar!

Por mais que a maior parte da população já esteja vacinada e devidamente protegida contra a doença, é importante ressaltar que ela ainda se faz presente entre nós. Depois do final do ano de 2021, principalmente, com as várias viagens de férias e eventos que ocorreram, os casos de infecção voltaram a aumentar.

Dessa forma, é fundamental que o uso de máscaras continue sendo presente em nossas vidas. Isso não apenas nos protege contra o vírus, como também protege aqueles à nossa volta, impedindo que espalhemos a infecção caso aconteça de estarmos infectados sem nem sabermos, já que, para os sintomas se apresentarem, leva alguns dias.

Quando falamos em viagens de avião, estamos falando de um ambiente onde estamos constantemente rodeados de pessoas. O grande fluxo nos aeroportos torna este um dos ambientes mais propícios para a propagação da doença, sendo imprescindível que tomemos todos os cuidados necessários para a segurança de todos nessas ocasiões.

Quais são as máscaras recomendadas para essas viagens?

De antemão, é importante ressaltar que não é qualquer máscara que nos protege contra o vírus. Em julho de 2020, a lei nº 14.019 tornou obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos, e em março de 2021, a Anvisa disponibilizou recomendações de segurança e higiene quanto aos modelos de máscaras que se fazem efetivas em seus cuidados.

As mais indicadas são as máscaras do tipo PFF2 e N95, ambas, frisa-se, sem válvula e com a devida certificação do INMETRO. Esses modelos são alguns dos mais seguros para proteger contra o contágio do coronavírus, apresentando incríveis 95% de eficácia em seus objetivos, por contar com um sistema efetivo de filtragem e um material pensado especialmente em impedir partículas exteriores de entrarem em contato com o usuário.

Além delas, as máscaras cirúrgicas também são outro modelo que se mostra eficaz para combater o contágio. Sua dupla camada de proteção garante mais segurança para quem a usa, além de seu material também ser específico para esse tipo de destinação.

Quando falamos de máscaras cirúrgicas, é importante frisar que essas são máscaras descartáveis, não devendo de forma alguma serem reutilizadas. O recomendável é que sua troca seja feita de 3 em 3 horas, para garantir que ela continue sendo eficaz. Dessa forma, caso você opte por esse modelo, certifique-se de levar algumas máscaras extras consigo para realizar a substituição.

Por fim, as máscaras de tecido também podem ser utilizadas em viagens de avião, desde que essas sejam aquelas feitas pensando realmente na eficácia contra o contágio pelo vírus. Por isso, nesses casos, dispense prezar pela estética e priorize que a máscara realmente te proteja em sua viagem.

Para isso, ao optar por modelos de tecido, escolha aqueles que contem com pelo menos duas ou três camadas de proteção, sendo este requisito necessário para esse tipo de máscara ser efetiva em seu propósito.

Também é importante prezar pela devida higienização quando usamos as máscaras reutilizáveis, sendo necessário lavá-las após cada vez que as usamos. Não se esqueça também de conferir se o modelo se adequa bem ao seu rosto, sendo importante evitar máscaras que fiquem muito largas, para não correr o risco de estas escorregarem e deixarem seu nariz desprotegido.

Outros cuidados necessários com a higiene

Além das máscaras, também é importante que outros cuidados se façam presentes. Estes, por sua vez, já se tornaram frequentes em nossas rotinas durante esses últimos anos, e agora, onde estamos retomando aos poucos nossa rotina, é fundamental que os perpetuemos para continuar nos protegendo.

Certifique-se de levar consigo um álcool em gel, para higienizar constantemente as mãos. Esse é um dos principais cuidados que devem ser tomados durante as viagens, afinal, estamos frequentemente tocando em superfícies expostas ao público, como maçanetas, corrimãos e balcões, e assim, é imprescindível limpar as mãos sempre que pudermos.

Evite compartilhar objetos pessoais, como garrafas de água e outros itens de uso pessoal e contato direto, uma vez que podem transmitir a contaminação do coronavírus. Isso é importante não apenas para a viagem, mas para toda a rotina do destino.

Mesmo que seja uma viagem em família ou com conhecidos, ainda assim é recomendável que esses itens mais particulares não sejam compartilhados entre si. Dessa forma, você diminui as chances de transmissão, mesmo que um dos membros do grupo acabe contraindo o vírus.

Por fim, preze pelo distanciamento social. Este continua sendo indispensável para diminuir as chances de infecção, então, não deixe de mantê-lo, principalmente nas etapas de embarque, desembarque e do check-in, onde a aglomeração de pessoas costuma ser maior.

Com a retomada das viagens, é cada vez mais importante que sejamos capazes de seguir as normas de segurança, para que possamos retomar a nossa rotina sem colocar a nós mesmos ou qualquer pessoa próxima em risco.

Sabemos como essa etapa de adaptação pode ser complicada, mas para te auxiliar com isso, pode sempre contar conosco! Estamos sempre procurando trazer diversos conteúdos de qualidade para fazer com que seu dia a dia nessa retomada de viagens se torne mais fácil. Gostou desse artigo? Acha que ele pode ajudar mais alguém? Então, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos!

© Todo os direitos reservados para Kennedy Turismo