O Gestor de Viagens corporativas

E agora que já falamos sobre o que é e a importância de estruturar um Programa de Viagens de forma assertiva, queremos falar de você, gestor de viagens que é peça chave, o centro de tudo e fundamental para gerar resultado para a Empresa.

De um modo geral, nas Empresas, o gestor de viagens é um profissional visto como o responsável por fazer as reservas e resolver problemas.

No entanto, quando olhamos para toda a estrutura de um Programa de Viagens, o gestor é

peça fundamental, é quem está no centro. Se um Programa de Viagens estruturado tem como objetivo auxiliar a Empresa a atingir seus resultados, o Gestor é fundamental, é o responsável por estruturar, implementar e mostrar a contribuição do seu trabalho nos resultados da Empresa.

E queremos falar hoje sobre qual o papel do gestor na Empresa, quais hard skills, habilidades e atitudes são essenciais para esse profissional tão importante.

O papel do gestor de viagens na Empresa

Independente da área em que a gestão de viagens corporativas está alocada na Empresa, o gestor de viagens é responsável por implementar o Programa de Viagens Corporativas na

sua Empresa, bem como fazer sua gestão.

Dentre as responsabilidades, podemos destacar:

● Identificar as oportunidades para o Programa de Viagens

● Implementar e fazer a gestão do Programa de Viagens

● Conhecer e alinhar as expectativas dos viajantes

● Conhecer os stakeholders

● Implementação de programas de comunicação e engajamento

● Apresentação dos resultados

● Integrar as demais áreas aos objetivos do Programa de Viagens

● Acompanhar e desenvolver o trabalho da agência de viagens

● Acompanhar e assegurar o cumprimento dos indicadores

● Identificar e promover inovações

● Fazer a gestão de fornecedores

● Identificar, definir e gerenciar processos

● Trabalhar com melhoria contínua de processos

● Resolver problemas e conflitos com criatividade e flexibilidade

E quais são as hard skills para um gestor de viagens?

As hard Skills são habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas, são tangíveis. Você aprende hard skills na sala de aula, com livros e apostilas, ou até mesmo no

trabalho. Algumas hard skills necessárias aos gestores de viagem:

● Curso superior em Turismo, Administração ou Gestão; pós graduação em gestão

● Idioma, em destaque Espanhol e inglês avançados

● Pacote Office

● Conhecimento da Indústria de viagens corporativas

● Conhecimento de OBT (online booking tool), ERP (Enterprise Resource Planning), tecnologias disponíveis

● Conhecimento dos meios de pagamento

● Conhecimento básico de finanças e contabilidade

Habilidade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é a qualidade ou característica de quem é hábil e possui aptidão, destreza, disposição.

Habilidade designa a capacidade para fazer algo, a competência para executar determinada

tarefa ou lidar com uma situação específica.

A boa notícia é que as habilidades podem ser adquiridas, desenvolvidas e aperfeiçoadas.

E quais são as habilidades necessárias ao gestor de viagens?

● Análise Crítica

● Autoconhecimento

● Capacidade de comunicação

● Capacidade de solucionar problemas complexos

● Compreensão e Empatia

● Comprometimento

● Criatividade

● Ética e confiabilidade

● Flexibilidade

● Iniciativa

● Influência

● Inteligência Emocional

● Orientação a resultados

● Prestatividade

● Resiliência

● Técnicas de negociação

● Tomada de decisão, assertividade

Por fim, quais são as atitudes esperadas de um Gestor de Viagens?

● Empatia

● Assertividade

● Amar os desafios

● Aprender com os erros

● Ser protagonista de seu desenvolvimento pessoal e profissional

Estamos vivendo um cenário de desafios, um mundo transformado.

Ficou ainda mais evidente a necessidade de uma atuação mais estratégica e menos operacional por parte do gestor de viagens.

O mundo já vinha mudando em uma velocidade muito grande, mas agora vivemos a era da incerteza e os desafios estão muito mais constantes.

Conte com a Kennedy Viagens Corporativas, nesse processo!

© Todo os direitos reservados para Kennedy Turismo