E agora que já falamos sobre o que é e a importância de estruturar um Programa de Viagens de forma assertiva, queremos falar de você, gestor de viagens que é peça chave, o centro de tudo e fundamental para gerar resultado para a Empresa.
De um modo geral, nas Empresas, o gestor de viagens é um profissional visto como o responsável por fazer as reservas e resolver problemas.
No entanto, quando olhamos para toda a estrutura de um Programa de Viagens, o gestor é
peça fundamental, é quem está no centro. Se um Programa de Viagens estruturado tem como objetivo auxiliar a Empresa a atingir seus resultados, o Gestor é fundamental, é o responsável por estruturar, implementar e mostrar a contribuição do seu trabalho nos resultados da Empresa.
E queremos falar hoje sobre qual o papel do gestor na Empresa, quais hard skills, habilidades e atitudes são essenciais para esse profissional tão importante.
O papel do gestor de viagens na Empresa
Independente da área em que a gestão de viagens corporativas está alocada na Empresa, o gestor de viagens é responsável por implementar o Programa de Viagens Corporativas na
sua Empresa, bem como fazer sua gestão.
Dentre as responsabilidades, podemos destacar:
● Identificar as oportunidades para o Programa de Viagens
● Implementar e fazer a gestão do Programa de Viagens
● Conhecer e alinhar as expectativas dos viajantes
● Conhecer os stakeholders
● Implementação de programas de comunicação e engajamento
● Apresentação dos resultados
● Integrar as demais áreas aos objetivos do Programa de Viagens
● Acompanhar e desenvolver o trabalho da agência de viagens
● Acompanhar e assegurar o cumprimento dos indicadores
● Identificar e promover inovações
● Fazer a gestão de fornecedores
● Identificar, definir e gerenciar processos
● Trabalhar com melhoria contínua de processos
● Resolver problemas e conflitos com criatividade e flexibilidade
E quais são as hard skills para um gestor de viagens?
As hard Skills são habilidades que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas, são tangíveis. Você aprende hard skills na sala de aula, com livros e apostilas, ou até mesmo no
trabalho. Algumas hard skills necessárias aos gestores de viagem:
● Curso superior em Turismo, Administração ou Gestão; pós graduação em gestão
● Idioma, em destaque Espanhol e inglês avançados
● Pacote Office
● Conhecimento da Indústria de viagens corporativas
● Conhecimento de OBT (online booking tool), ERP (Enterprise Resource Planning), tecnologias disponíveis
● Conhecimento dos meios de pagamento
● Conhecimento básico de finanças e contabilidade
Habilidade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é a qualidade ou característica de quem é hábil e possui aptidão, destreza, disposição.
Habilidade designa a capacidade para fazer algo, a competência para executar determinada
tarefa ou lidar com uma situação específica.
A boa notícia é que as habilidades podem ser adquiridas, desenvolvidas e aperfeiçoadas.
E quais são as habilidades necessárias ao gestor de viagens?
● Análise Crítica
● Autoconhecimento
● Capacidade de comunicação
● Capacidade de solucionar problemas complexos
● Compreensão e Empatia
● Comprometimento
● Criatividade
● Ética e confiabilidade
● Flexibilidade
● Iniciativa
● Influência
● Inteligência Emocional
● Orientação a resultados
● Prestatividade
● Resiliência
● Técnicas de negociação
● Tomada de decisão, assertividade
Por fim, quais são as atitudes esperadas de um Gestor de Viagens?
● Empatia
● Assertividade
● Amar os desafios
● Aprender com os erros
● Ser protagonista de seu desenvolvimento pessoal e profissional
Estamos vivendo um cenário de desafios, um mundo transformado.
Ficou ainda mais evidente a necessidade de uma atuação mais estratégica e menos operacional por parte do gestor de viagens.
O mundo já vinha mudando em uma velocidade muito grande, mas agora vivemos a era da incerteza e os desafios estão muito mais constantes.
Conte com a Kennedy Viagens Corporativas, nesse processo!