A cada ano que passa, surgem novos conceitos e novas tendências. E no turismo, isso não poderia ser diferente. Quando se trata de viagens corporativas o mercado do turismo está sempre inovando e trazendo novidades que buscam facilitar a organização e planejamento das viagens a trabalho, que, diga-se de passagem, se tornaram mais frequentes e mais importantes nos últimos anos para empresas de todos os portes e segmentos.
Se você acompanha esse mercado ou se está inserido diretamente nele, certamente já ouviu falar em uma nova sigla que tem ganhado espaço nas rodas de conversa sobre o assunto: OBT. Afinal, o que ela significa? E o mais importante, para que serve e como usá-la? Se você quer saber mais sobre esse novo conceito que veio para revolucionar e facilitar ainda mais as viagens, leia esse artigo até o final. Acompanhe!
O OBT ou Online Booking Tool é um conceito que tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas em todo o Brasil e em todos os setores. Na prática, o OBT nada mais é do que a junção de ferramentas 100% online para a gestão de viagens. O que isso quer dizer?
Se você tem uma empresa em que as viagens corporativas são frequentes e você precisa otimizar o tempo gasto com o planejamento desses deslocamentos, o OBT é uma excelente alternativa. Trata-se de um facilitador de viagens corporativas que veio para ajudar em tarefas burocráticas que demandam tempo, organização, paciência e um funcionário dedicado a isso. Com o OBT você ou sua empresa podem:
-
Reservar hotéis e acomodações levando em consideração custos e benefícios;
-
Comprar passagens aéreas garantindo os melhores preços, datas e horários;
-
Comparar voos ou transportes rodoviários em viagens de ônibus;
-
Acompanhar em tempo real a localização do colaborador em suas viagens a trabalho;
-
Criar e confirmar reservas de hospedagem.
Em outras palavras, o OBT encurta o tempo de pesquisar hotéis e voos em sites e aplicativos pela internet. Afinal, isso pode levar horas e, se não for feito com muito cuidado e atenção, pode ser um problema tanto para empresa, quanto para o colaborador. Ele tem o poder de centralizar as informações necessárias para uma viagem corporativa, além de facilitarem a troca entre colaborador e empresa, evitando ruídos que possam comprometer a viagem.
O fato de reunir as informações em um só local, não apenas facilita toda a viagem corporativa, como também auxilia no trabalho dos gestores no que diz respeito a processos de reembolsos e despesas e na política de viagens corporativas, como um todo. Mas esses não são os únicos benefícios do OBT. Eles também ajudam na:
Redução de custos das viagens corporativas
Otimização de tempo e de processos;
Garante maior flexibilidade ao gestor e ao funcionário em deslocamento;
Oferece mais transparência e autonomia;
E ajuda a ter um compliance mais fortalecido.