O que é OBT e quais as vantagens de usá-lo?

o que é obt

A cada ano que passa, surgem novos conceitos e novas tendências. E no turismo, isso não poderia ser diferente. Quando se trata de viagens corporativas o mercado do turismo está sempre inovando e trazendo novidades que buscam facilitar a organização e planejamento das viagens a trabalho, que, diga-se de passagem, se tornaram mais frequentes e mais importantes nos últimos anos para empresas de todos os portes e segmentos. 

Se você acompanha esse mercado ou se está inserido diretamente nele, certamente já ouviu falar em uma nova sigla que tem ganhado espaço nas rodas de conversa sobre o assunto: OBT. Afinal, o que ela significa? E o mais importante, para que serve e como usá-la? Se você quer saber mais sobre esse novo conceito que veio para revolucionar e facilitar ainda mais as viagens, leia esse artigo até o final. Acompanhe! 
O OBT ou Online Booking Tool é um conceito que tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas em todo o Brasil e em todos os setores. Na prática, o OBT nada mais é do que a junção de ferramentas 100% online para a gestão de viagens. O que isso quer dizer?
Se você tem uma empresa em que as viagens corporativas são frequentes e você precisa otimizar o tempo gasto com o planejamento desses deslocamentos, o OBT é uma excelente alternativa. Trata-se de um facilitador de viagens corporativas que veio para ajudar em tarefas burocráticas que demandam tempo, organização, paciência e um funcionário dedicado a isso. Com o OBT você ou sua empresa podem:
  • Reservar hotéis e acomodações levando em consideração custos e benefícios;
  • Comprar passagens aéreas garantindo os melhores preços, datas e horários;
  • Comparar voos ou transportes rodoviários em viagens de ônibus;
  • Acompanhar em tempo real a localização do colaborador em suas viagens a trabalho;
  • Criar e confirmar reservas de hospedagem.
Em outras palavras, o OBT encurta o tempo de pesquisar hotéis e voos em sites e aplicativos pela internet. Afinal, isso pode levar horas e, se não for feito com muito cuidado e atenção, pode ser um problema tanto para empresa, quanto para o colaborador. Ele tem o poder de centralizar as informações necessárias para uma viagem corporativa, além de facilitarem a troca entre colaborador e empresa, evitando ruídos que possam comprometer a viagem.
O fato de reunir as informações em um só local, não apenas facilita toda a viagem corporativa, como também auxilia no trabalho dos gestores no que diz respeito a processos de reembolsos e despesas e na política de viagens corporativas, como um todo. Mas esses não são os únicos benefícios do OBT. Eles também ajudam na:
  • Redução de custos das viagens corporativas
  • Otimização de tempo e de processos;
  • Garante maior flexibilidade ao gestor e ao funcionário em deslocamento;
  • Oferece mais transparência e autonomia;
  • E ajuda a ter um compliance mais fortalecido.
A Argo Viagens corporativas, por exemplo, oferece um OBT com funções que agilizam os recibos de despesas em viagens corporativas, além da gestão completa das viagens corporativas da sua empresa. E o melhor, tudo isso na palma da mão, através de um aplicativo de fácil usabilidade. 
Como escolher o melhor OBT para sua empresa?
Para saber qual é o melhor OBT para sua empresa, é preciso entender alguns pontos. Quais são as necessidades do seu negócio? Do que os seus colaboradores precisam? Quais são as suas metas e objetivos com as viagens corporativas? A ferramenta é fácil de usar e atende às suas necessidades?
Algumas dificuldades são bastante comuns no planejamento e organização das viagens corporativas. Falhas na comunicação, dificuldade em alinhar serviços, dúvidas na política de viagens corporativas e desafios na hora de elaborar relatórios são algumas delas. Se você identificar que esses são problemas também da sua empresa, o OBT pode auxiliar a implementar os processos de forma mais eficaz e minimizar os impactos da operação. 
Também é de suma importância entender como os seus colaboradores enxergam os processos internos quando se trata de viagens corporativas e deixar claro que o uso de uma ferramenta tecnológica não é um bicho de sete cabeças se ela for fácil de manusear e que se trata de uma melhoria para o processo como um todo. 
Por isso, saber o que cada ferramenta disponível no mercado oferece e, principalmente, se ela se adequa à realidade da sua empresa é essencial. Antes de contratar uma ferramenta para esse tipo de gestão, confira se ela é intuitiva, se ela é segura e se ela oferece as funcionalidades que irão facilitar o seu dia a dia e a rotina de seus colaboradores. 
Com os itens checados, é hora de colocar em prática o OBT e garantir mais produtividade, eficiência, segurança e rapidez no pagamento de reembolsos, além de minimizar os riscos de fraude. 
Quer saber mais sobre novidades e tendências no mundo das viagens corporativas? Então continue acompanhando o nosso blog.

 

© Todo os direitos reservados para Kennedy Turismo