O que é Self Booking

O que é Self Booking

Muitos gestores utilizam as viagens corporativas para visitarem clientes, fechar acordos importantes ou resolverem assuntos de negócios. Sendo assim, é muito importante que as empresas que investem nesse tipo de alternativa fiquem atentas às tendências que vão surgindo no mercado, a fim de garantir mais economia e praticidade para todos os envolvidos.

Nesse sentido, o self booking surgiu como uma solução que visa proporcionar uma série de benefícios para as empresas que fazem uso das viagens corporativas como peça importante para o sucesso do negócio. Por esse motivo, é cada vez mais uma peça chave para os gestores que buscam medidas eficientes, econômicas e práticas.

Com grande penetração no mercado Brasileiro, as ferramentas de self booking garantem eficiência na rotina de gestão de viagens das empresas. Então, se você ainda não sabe o que é o self booking, este artigo foi feito especialmente para você! Por meio dele vamos explicar o que é, como funciona e quais são as vantagens dessa ferramenta. Confira!

O que é o self booking?

Self booking é uma expressão em inglês que, em uma tradução simplificada, significa fazer a própria reserva. Basicamente, trata-se de uma ferramenta de gestão de viagens corporativas que tem como características principais a disponibilização de um inventário de opções, fácil operação, integrações com sistemas e políticas de viagens configuradas de acordo com as necessidades de cada empresa. Sendo assim, sua função consiste em otimizar o planejamento, garantir controle e gestão, proporcionando mais autonomia aos usuários reduzindo o tempo gasto com o planejamento da viagem.

Além disso, permite reunir todas as informações em um único lugar, proporcionando mais agilidade e praticidade no acesso dos dados. Por meio disso, o gestor consegue aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que otimiza os investimentos com:

Isso é possível porque a plataforma realiza atividades como:

  • pesquisa de inventário;
  • solicitar e emissão de reservas;
  • geração de relatórios;
  • registro de despesas realizadas durante a viagem;
  • reúne informações importantes, a fim de tornar a gestão descomplicada;

Parte dessas funções foram definidas para agilizar o processo de planejamento e compra da viagem e facilitar a prestação de contas do colaborador para o gestor. No entanto, para garantir que tudo funcione da forma certa é preciso, primeiramente, respeitar a política de viagem da empresa e, sobretudo, obedecer ao limite dos valores estabelecidos, ok?

Como funciona o self booking?

Para que o self booking seja utilizado, é necessário que o gestor também contrate os serviços de uma agência de viagens especializada nesse tipo de serviço, já que ela será uma das partes responsáveis pela emissão dos bilhetes e compra dos produtos relacionados à viagem, de acordo com a demanda da empresa. De maneira geral, as opções de serviços mais contratadas são: 

Lembre-se de que o self booking tem como característica seguir parâmetros configurados, já que na fase de implantação as políticas da empresa é que determinam o que os usuários poderão ou não reservar e comprar. Dessa maneira, os prazos das reservas, limites de valores e tipos de produtos disponíveis seguem estas regras. 

Além disso, a plataforma também disponibiliza, em tempo real, relatórios completos para que o gestor possa acompanhar de perto cada etapa realizada. Isso significa que todos os dados são armazenados no sistema de forma automática, permitindo o acesso a qualquer momento e de qualquer lugar.

Essa ação tem como vantagem a delegação de tarefas, permitindo que o colaborador tenha mais tempo para focar no seu serviço durante a viagem. Outra característica bastante importante é a transparência dos dados que ficam disponíveis para todas as partes envolvidas.

Isso evita ações como desvios, desperdícios e queda de produtividade. Aliás, ao escolher as melhores opções disponíveis, a plataforma registra essa conduta. Assim, o gestor toma conhecimento do comportamento do usuário e pode tomar ações relacionadas.

Sendo assim, além do monitoramento, o self booking oferece as seguintes opções:

  • pesquisas de passagens;
  • cadastro de cartões corporativos;
  • históricos e relatórios de atividades e negociações;
  • perfis de acesso para gestores e colaboradores;
  • personalização de acordo com a política de viagens;
  • passagens emitidas, em aberto ou canceladas;
  • dados estratégicos para monitoramento;
  • personalização visual da plataforma, e-mails e mensagens;
  • fluxo de autorização de atividades em trânsito;
  • programa de fidelidade;
  • trechos e períodos mais econômicos;
  • lista de pendências;
  • filtros para cada etapa do planejamento e execução do plano de viagem.

Quais são as vantagens do self booking?

Quando o self booking é utilizado, diversas vantagens na gestão de viagens podem ser percebidas. Confira a seguir as principais delas! 

Menos burocracia

O planejamento de uma viagem requer bastante tempo, pois antes de reservar as passagens é necessário fazer uma pesquisa de valores e comparar as tarifas. Além disso, existem outras preocupações que influenciam na escolha, como os horários de voos disponíveis, as escalas e as conexões. Logo, para agilizar esse processo, o self booking reúne todas as informações necessárias em um único sistema de forma que o usuário consiga comparar ofertas e avaliar o custo-benefício de cada opção.

Essa mesma proposta de agilidade vale para a contratação de serviços referentes à hospedagem, mobilidade e assim por diante. Afinal, a ideia consiste em reduzir a burocracia para que o usuário tenha diante dele as melhores opções e, assim, possa fazer uma escolha mais consciente que esteja de acordo com o orçamento e com a política de viagem da empresa.

Mais autonomia

Por meio do self booking o usuário ganha mais autonomia para administrar suas reservas da maneira que for mais adequada para a empresa. Sendo assim, a própria equipe pode realizar o planejamento da viagem, de forma que ela mesma se torna responsável por resolver imprevistos ou realizar mudanças quando necessário.

Controle de processos 

De acordo com as configurações, o self booking permite que todo o processo seja monitorado, a fim de constatar se segue conforme o planejado. Caso seja percebida uma ação que não estava nos planos, é possível buscar uma solução de forma imediata.

Gestão eficiente

Com a implementação de ferramentas tecnológicas na gestão da empresa, se torna mais fácil identificar falhas e providenciar melhorias de forma mais precisa. Assim, o self booking permite que o usuário não só planeje as viagens corporativas, como também conheça o funcionamento do seu negócio como um todo.

Ou seja, por meio do self booking, o gestor consegue realizar melhorias na política interna, criar um planejamento pessoal mais preciso, visualizar novas alternativas para economizar e alterar a escala de funcionários para os projetos. Nesse caso, fica mais fácil programar as viagens, escolher as datas e montar estratégias para a otimização do trabalho. 

Portanto, com base nessas informações, é possível perceber que o self booking é uma ferramenta bastante útil na gestão de viagens corporativas. Por esse motivo, já existem no Brasil empresas como a Argo, que auxilia na obtenção e implantação de sistemas de self booking. Lembre que para obter êxito nas operações é sempre importante contar com o apoio de quem já possui expertise de mercado. Assim você pode garantir os melhores resultados!

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então não perca tempo! Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

© Todos os direitos reservados para Kennedy Viagens

Imperatriz - MA

Rua Benedito Leite, 629 | 65903-290 | Centro | Imperatriz – MA

São Paulo - SP

Av Paulista, 171, 4ª andar | 01311-000 | Bela Vista | São Paulo – SP

Curitiba - PR

Travessa Ferdinando Aristides Moleta, 117 | 83045-090 | Afonso Pena | Curitiba

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.