Para que serve OBTs em viagens corporativas?

Enquanto responsável pelo gerenciamento de viagens corporativas, certamente já ouviu acerca de OBT ou, até mesmo, já utilizou este recurso, não é mesmo? Trata-se da sigla inglesa para “Online Booking Tool”: uma ferramenta online destinada à gestão e controle destes deslocamentos. Nesta solução, é possível gerenciar uma ampla gama de recursos, desde as reservas, monitoramento em tempo real dos viajantes e relatórios gerenciais.

Ou seja, essas são apenas algumas funcionalidades dos OBTs. Em termos práticos, existem vários deles, desde as mais simples ferramentas para a solicitação de hotéis, voos e outros serviços, até os sistemas mais robustos, que viabilizam a centralização de todas as informações e dados referentes às viagens corporativas na sua empresa.

Dispor de uma grande quantidade de informações dentro de uma única ferramenta é crucial para facilitar as rotinas das viagens corporativas. Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, algumas das principais utilidades dos OBTs. Boa leitura!

Transparência e economia

O sistema permite comparar, em tempo real, as tarifas cobradas em locação de veículos, hospedagens, passagens aéreas etc. Desse modo, o gestor de viagens corporativas tem melhores condições para definir se os acordos e valores são, de fato, competitivos.

Constantemente, mesmo após a finalização do processo de uma viagem corporativa, você terá condições de verificar comparativos de preços, a fim de determinar se a aquisição realizada foi, de fato, a melhor possível para a sua empresa.

Política de viagens corporativas

Sempre abordamos, aqui no blog, a importância da política de viagens corporativas, não é mesmo? Em relação ao OBT, vale destacar que é possível aplicar completamente as diretrizes da sua empresa dentro do sistema.

Basta incluir, por exemplo, um teto para a tarifa aérea, para a diária de hotéis por cidade, para o modelo de automóveis permitidos a cada departamento da empresa, para o mínimo de antecedência exigido para a compra das passagens, dentre outras variadas e infindáveis políticas.

Autonomia para a gestão de viagens corporativas

Com a utilização do OBT você conseguirá parametrizar diferentes níveis de viajantes e de usuários. Desse modo, cada colaborador ou setor terá o acesso devido, segundo o que for estipulado pela empresa.

Isto é, todos os envolvidos têm a certeza de que estão realizando o processo referente ao gerenciamento das viagens corporativas da forma mais econômica, respeitando as normas, pois, qualquer descumprimento das diretrizes gera um aviso imediato da ferramenta.

Centralização da viagem corporativa

Conforme mencionado, é possível centralizar, com um OBT, todas as viagens corporativas em um único processo de compra. Em outras palavras, será um processo ou uma autorização para Seguro, Carro, Hotel, Aéreo e outros serviços, além do adiantamento de viagem para o passageiro. Obviamente, isso traz agilidade à rotina de trabalho.

Relatórios e Business Intelligence (BI)

Na atualidade, ter acesso e controle aos dados do seu negócio é algo indispensável. Com um OBT, tanto a gestão de viagens corporativas, quanto o comprador e a própria empresa adquirem controle total do que é feito em relação aos deslocamentos.

Às vezes, os elementos monitorados podem variar, porém, você usufruirá de acesso irrestrito aos relatórios aéreos. Há certas ferramentas que possuem Business Intelligence (BI), tornando ainda mais simples e intuitiva a visualização de dados.

© Todos os direitos reservados para Kennedy Viagens

Imperatriz - MA

Rua Benedito Leite, 629 | 65903-290 | Centro | Imperatriz – MA

São Paulo - SP

Av Paulista, 171, 4ª andar | 01311-000 | Bela Vista | São Paulo – SP

Curitiba - PR

Travessa Ferdinando Aristides Moleta, 117 | 83045-090 | Afonso Pena | Curitiba