Passagens Aéreas de Madrugada: Mito ou Verdade?

Passagens Aéreas de Madrugada: Mito ou Verdade?

Na hora de realizar uma viagem, seja ela uma viagem corporativa ou o seu próximo destino das férias, uma das primeiras prioridades de qualquer pessoa costuma ser conseguir passagens por um bom preço, afinal, todo mundo quer economizar um pouquinho, não é?

 

Existem algumas estratégias que as pessoas usam para conseguir atingir esse objetivo é poupar um pouquinho de dinheiro, e em meio a isso, um dos meios que se popularizou foi a possibilidade de as passagens aéreas serem mais baratas de madrugada.

 

Se você já é assíduo no ramo de viagens, com certeza já deve ter ouvido falar disso, mas será que é verdade? Nesse artigo, buscamos esclarecer essa dúvida! Se você quer saber mais sobre o tema, é só continuar lendo, pois tentamos responder todas as perguntas que permeiam o assunto.

 

Comprar passagens durante a madrugada ou comprar passagens para voos que vão ocorrer de madrugada?

Essas são as duas maneiras que as pessoas interpretam essa possibilidade. Falando primeiramente sobre a compra de passagens durante a madrugada, é verdade que algumas companhias utilizam esse período para realizar as alterações das suas tarifas e às vezes disponibilizam as passagens que foram reservadas, mas não foram pagas, e assim, portam um preço promocional.

 

Porém, nessas ocasiões, essas tais passagens promocionais são para voos mais próximos de acontecer, então, não há muitas chances de você conseguir garantir seu lugar para aquela viagem que está planejando a longo prazo. De qualquer forma, ressaltamos que é uma prática bem incerta e que só algumas empresas seletas realizam, não sendo uma regra geral.

 

Do outro lado, temos a opção de passagens para voos que serão realizados de madrugada. Nesses casos, tudo depende da procura. É verdade que a procura por voos que vão decolar durante o período da madrugada tende a ser menor, e assim, os preços para esses casos também tende a ser um pouco mais baixo. 

 

É importante salientar que, nesses casos, também não estamos falando de algo que se faz como uma regra geral para todas as companhias. Assim, tudo relacionado a isso é um grande “depende”, e por isso, não é a melhor estratégia para economizar dinheiro, já que você vai estar contando com a sorte.

 

Como é estabelecido o preço das passagens aéreas?

O preço das passagens é uma grande variável. A verdade é que o maior norteador para isso é a famosa lei da oferta e da procura, ou seja, quanto maior for a procura por qualquer motivo, seja pelo destino, seja pela época do ano ou por qualquer outro fator, vai gerar automaticamente uma variação no valor das passagens.

 

Usando como exemplo as praias brasileiras, que são um destino clássico para as férias durante o verão, os voos com esses destinos tendem a ter um preço de passagens elevado na época de fim de ano, pela procura estar muito em alta.

 

Assim, é mais fácil conseguir passagens por um preço baixo fora dessa temporada, pela procura estar bem mais comedida do que o habitual.  Nota-se, então, que esses valores são muito mais variáveis pela época do ano do que pelo horário do dia em que você realiza a aquisição das suas passagens.

 

Quais são opções alternativas para conseguir economizar na compra das passagens?

Como já foi falado acima, pode acontecer mesmo de você conseguir encontrar passagens mais baratas quando procura por elas de madrugada ou quando opta por voos noturnos, mas nesses casos, não há qualquer garantia de que você vai achar o que está procurando. Existem formas mais eficientes de conseguir economizar dinheiro.

 

Uma delas é realizar uma boa pesquisa acerca de todas as companhias, para que assim, você possa comparar os preços oferecidos por cada uma e averiguar qual o melhor custo-benefício para você. Ressalta-se a importância de procurar a fundo as informações sobre o que é abarcado por cada passagem, já que os padrões podem mudar de empresa para empresa.

 

Comprar as passagens com antecedência também é uma dica valiosa. Fato é que, quando mais em cima da hora você realizar a compra, a possibilidade do preço ser mais elevado cresce. Assim, comprar antes é uma ótima escolha e até te permite ficar de olho em eventuais promoções que podem aparecer durante esse período.

 

Você também pode se cadastrar nos sites das companhias aéreas, para que assim, seja notificado por e-mail ou celular quando surgir alguma promoção. Isso te poupará o trabalho de ficar checando todos os dias o site de cada uma das empresas, já que você estará recebendo a informação de primeira mão.

 

No final das contas, o planejamento é o seu melhor amigo para viagens, inclusive para essa etapa preliminar onde você está organizando seu itinerário e realizando as compras prévias.

 

Ao fim desse artigo, você já sabe que, se der sorte, pode, sim, conseguir economizar com voos de madrugada, mas se poupar dinheiro for o seu objetivo, existem outras alternativas para recorrer na hora de fazer isso!

© Todo os direitos reservados para Kennedy Turismo