Você já parou para pensar que fazer a gestão das viagens corporativas da sua empresa pode ir além de analisar os gastos e economias?
Esses são dois pontos bastante importantes e que sabemos que o gestor de viagens é amplamente cobrado por isso na Empresa, não é mesmo?
Mas você sabia que você pode fazer muito mais?
Recomendamos a estruturação e implementação de um Programa de Viagens Corporativa.
Mas o que é um Programa de Viagens?
Trata-se da reunião de informações, instruções e ações que tem como objetivo entregar resultado.
São 07 os pilares essenciais e que são a sustentação do programa. Assim como em uma construção, precisamos de colunas para sustentar uma casa, por exemplo. Se uma delas não tiver sido feita ou estiver maior ou menor, a casa não vai se sustentar e cair, certo? Com um programa de viagens é a mesma coisa. Se todos os pilares não estiverem bem desenvolvidos, ele não se sustenta.
Conheça os 07 pilares abaixo:
1- Viajantes e Stakeholders
2- Processos e Tecnologias
3- TMC/Agência de viagem
4- Fornecedores Preferenciais
5- Gestão Financeira
6- Risco e Segurança
7- Política de viagens
Algumas dicas para você começar:
1- Comece pelo começo! Defina um objetivo para o seu Programa de Viagens
2- Leve em consideração a cultura e os objetivos da sua Empresa, isso será fundamental para você construir um Programa aderente
3- Faça um mapeamento dos viajantes de stakeholders, procure entender quem são, quais são suas necessidades, demandas pontuais de acordo com a realidade e necessidade de cada área. Desenhe jornadas para identificar oportunidades de melhoria em serviços e processos. Entenda o que eles esperam e o que não pode acontecer de jeito nenhum em uma viagem corporativa
4- Trabalhe em parceria com sua agência de viagens, exponha suas dores, busquem alternativas e soluções conjuntas. Conte com o apoio da sua agência para desenvolver seu Programa de Viagens
5- Avalie a implementação de um programa de fornecedores preferenciais, conte com os relatórios da sua agência para que você tenha informações chave para esse trabalho e conte também com sua agência de viagens na identificação das oportunidades e até na negociação das melhores condições para sua Empresa.
6- Defina e monitore os indicadores financeiros periodicamente
7- Revise regularmente os processos, traga as melhorias mapeadas na jornada dos viajantes e stakeholders para o desenho de novas soluções e tecnologias
8- Como você cuida do seu viajante corporativo? Revise e/ou implemente um processo que garanta a segurança e saúde dos viajantes, além de mitigar riscos.
9- E agora, levando em consideração a cultura e objetivos da Empresa, e que você já identificou as oportunidades nos pilares, avalie a sua Política de Viagens e faça os ajustes necessários.
Um Programa de Viagens estruturado vai levar você e as viagens corporativas da sua Empresa a outro nível!