Saiba como aprimorar o controle de visita a clientes!

Há inúmeras razões que evidenciam a importância do controle de visita aos clientes. Dentre eles, destacam-se o monitoramento dos atendimentos e a comprovação de gastos relativos às visitas, para reembolso posterior ao funcionário.

Em ambas as ocasiões, um aspecto é fundamental: a possibilidade de trabalhar com agilidade e eficiência por meio do uso de soluções tecnológicas como CRMs, aplicativos e, até mesmo, planilhas.

Todas essas ferramentas podem ser operadas diretamente do smartphone, independentemente do local em que os seus colaboradores estejam! Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, as melhores opções para aprimorar o controle de visitas aos clientes de forma simples, planejada e com excelentes resultados. Boa leitura!

Registro de quilometragem

Inicialmente, é necessário levar em consideração a necessidade de controlar e registrar a quilometragem percorrida entre idas e vindas até os clientes. À medida que a empresa arcará com esses gastos mais tarde, é preciso ficar atento aos registros, a fim de que nenhum dado se perca e o seu negócio tenha custos desnecessários.

Este registro, contudo, pode ser efetuado em uma planilha. Por exemplo, para evitar falhas, o ponto central é prezar pela objetividade das marcações e certificar-se de fazer as anotações o mais breve possível – dessa forma, ficará mais difícil se esquecer ou, inclusive, perder as contas dos quilômetros rodados.

CRM

CRM é a sigla inglesa para “Customer Relationship Management (ou “Gestão de Relacionamento com os Clientes, em tradução livre). Trata-se de uma alternativa interessante para otimizar o controle das visitas aos clientes.

De modo geral, a ferramenta é associada a outras abas aptas a contribuir com processos internos da empresa. Isto é, o CRM é uma excelente opção de investimento e, portanto, sua implementação não pode ser negligenciada.

Dentre os principais benefícios do CRM para a gestão de viagens corporativas, destaca-se a organização das informações dos clientes e, também, de cada comunicação entre a empresa e a sua base de contatos.

Registro de despesas

O modo pelo qual os registros de despesas reembolsáveis são realizados – no âmbito do controle das visitas aos clientes – é um aspecto indispensável para a gestão. Como os vendedores externos têm a prerrogativa do ressarcimento de custos, priorize o acompanhamento das emissões dos cupons e notas fiscais.

Felizmente, é possível, na atualidade, registrar instantaneamente os gastos referentes às visitas, utilizando aplicativos e/ou plataformas disponibilizadas no mercado, que se conectam diretamente com a empresa.

Planilhas de visitas

As planilhas de visitas são ferramentas eficientes com as quais os vendedores devem contar para melhorar o controla das visitas aos clientes. Essa ferramenta precisa, também, ser objetiva e simples, destacando a data e horário do contato ou atendimento, informações dos clientes, motivo da visita, fechamentos de vendas, entre outros conteúdos pertinentes.

Google Agenda

O Google Agenda tem sido cada vez mais usado no controle das visitas aos clientes. O fato de estar disponível no computador e no celular, faz com que seja um recurso prático para agilizar a rotina de gestores e equipes.

Embora o Google Agenda não seja recomendável como forma única de controle (uma vez que, infelizmente, é passível de perdas), ele pode ser muito útil quanto, por exemplo, o profissional não está com sua agenda ou planner corporativo em mãos.

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