Existem muitos detalhes que o responsável pela gestão de viagens corporativas deve ficar atento quando planejar o deslocamento de seus colaboradores. Nesse contexto, o seguro viagem é um dos aspectos mais importantes.
Embora não seja algo obrigatório, trata-se de uma prevenção fundamental para os profissionais que viajam em nome da sua empresa. Cumpre ressaltar que imprevistos podem ocorrer o tempo todo. Em tais situações, os seus funcionários podem sofrer consequências graves.
Do mesmo modo, o seguro viagem tem a finalidade de assegurar que o profissional tenha o apoio necessário durante uma eventual emergência. Ademais, as empresas que oferecem esse seguro demonstram preocupação com o bem-estar e a saúde de sua equipe, fortalecendo a sua marca junto ao mercado.
Comodidade e segurança para os colaboradores
Os colaboradores se sentem muito mais amparados e seguros ao contarem com um seguro viagem. Eles sabem que podem viajar sem, para tanto, se preocuparem com imprevistos, tais como as remarcações de passagens aéreas, extravios de bagagens e até emergência médica.
Por sua vez, a empresa também sente maior segurança, uma vez que, na ocorrência de quaisquer imprevistos durante as viagens, os colaboradores estarão bem amparados e não terão que arcar com estes custos, pois a seguradora é acionada, justamente, para exercer esse papel.
Controle financeiro eficiente para a empresa
Os serviços fornecidos pelo seguro viagem possuem, evidentemente, um custo. Porém, eles nem se comparam aos gastos dos imprevistos mais comuns que podem ocorrer, como assistência jurídica, emergências médicas no exterior, dentre outros.
A empresa, com um seguro viagem, obtém um controle mais eficiente das finanças em cada viagem corporativa, à medida que as possíveis ocorrências estão asseguradas pela seguradora.
Isto é, você obterá um meio eficaz para aprimorar o controle das finanças dos deslocamentos, de modo que representa uma vantagem competitiva que, sob nenhum pretexto, pode ser negligenciada.
Cobertura
Dada a relevância deste seguro, há diversos tipos de contratação com coberturas que variam segundo os planos disponibilizados. Lembre-se de que boa parte das seguradoras oferecem cobertura para situações como:
- Extravio de bagagem;
- Auxílio em gastos de farmácia;
- Assessoria jurídica;
- Indenização em acidentes pessoais;
- Assistência odontológica e médica emergencial.
Você pode incluir muitas outras garantias no seguro viagem, a fim de contar com altos níveis de proteção nas viagens corporativas. Entretanto, os itens mais frequentes são os que foram mencionados acima.
Seja como for, antes da contratação desses serviços, lembre-se de avaliar as necessidades reais do seu negócio, lendo atentamento todos os deveres e direitos e repassando as informações pertinentes aos colaboradores que farão as viagens.
Responsabilidade da gestão de viagens corporativas
Embora o seguro viagem não seja obrigatório, é uma excelente forma de ajudar os colaboradores caso tenham problemas durante as viagens a trabalho. Portanto, esse tipo de investimento indica claramente que a sua organização prima pela ética.
Afinal, os profissionais empenham a sua disponibilidade, trabalho e tempo para viajarem em nome de sua empresa, não é mesmo? Por isso, a sua empresa deve responder por todos os gastos em deslocamentos – caracterizados como imprescindíveis para a alimentação, o transporte, a segurança e a saúde dos colaboradores.