Novas tendências para viagens corporativas

As viagens corporativas são um aspecto crucial de vários negócios. A despeito das recentes inovações, as tendências atuais apontam que nada substitui as interações presenciais.

De fato, as viagens corporativas podem, também, subsidiar iniciativas de recrutamento, desenvolvimento de habilidades e networking. Sobretudo, as tendências que apresentamos neste artigo fundamentam-se na tecnologia e, consequentemente, nas oportunidades criadas para tornar os deslocamentos perfeitos e estimular o autoatendimento. Confira!

Acomodações não convencionais

A preferência por acomodações não convencionais é uma forte tendência influenciada, em grande medida, pela nova geração composta por viajantes corporativos. Estes profissionais, de modo geral, se tornaram mais propensos a considerar a possibilidade de ficarem em lugares distintos dos tradicionais hotéis de rede.

Do contrário, a tendência é a de optarem por apartamentos e hospedagens similares que proporcionem um ambiente mais caseiro. Essas acomodações oferecem inúmeras oportunidades para a exploração, de novas formas, dos destinos.

Dito de outra forma, os profissionais em deslocamento não se incomodam – como antigamente – em ficarem hospedados em localidades mais distantes dos centros urbanos, uma vez que priorizam a proximidade com atividades de lazer e o próprio conforto.

Políticas mais flexíveis

Os viajantes corporativos necessitam de processos de reservas que proporcionem maior disponibilidade, permitindo optar entre mais alternativas de tarifas e de propriedades.

Essa demanda, quando combinada às preferências crescentes por acomodações não tradicionais, faz com que a política de viagens corporativas seja mais flexível. Dito de outra forma, a sua empresa encontrará, felizmente, uma ampla gama de opções, para os deslocamentos dos colaboradores, com taxas mais altas de adesão.

Nesse contexto, permitir que os seus funcionários façam escolhas que atendam às próprias necessidades e preferências é uma medida capaz de incentivar a tão desejada cultura de transparência, reforçando os laços de confiança entre a gestão da empresa e os profissionais em deslocamento.

Reservas automáticas

As tendências expressam movimentos crescentes que, com o passar do tempo, apresentam grandes probabilidades de se consolidarem como práticas regulares. Desse modo, uma das mais interessantes, no campo das viagens corporativas, é representada pelo aumento na opção pelas reservas (tanto de acomodações quanto de deslocamentos) por conta própria.

Afinal, há diversas opções de reservas automáticas disponíveis que os seus colaboradores podem aproveitar. Juntamente a isso, considere a possibilidade de que essa tendência seja, em termos práticos, uma decorrência da mudança geracional dos viajantes corporativos.

Em muitos casos, as empresas incentivam a autocapacitação, fornecendo elementos que contribuem para que seus funcionários resolvam problemas da forma mais assertiva e eficiente possível.

Porém, tenha em mente que, se essas ferramentas falharem, os seus profissionais devem ter acesso ao atendimento ao cliente proporcionado por um agente humano que, diferentemente de um chatbot ou outras formas de IA (Inteligência Artificial), pode demonstrar empatia e buscar soluções criativas para eventualidades não previsíveis.

Incremento das soluções tecnológicas

Na atualidade, os viajantes corporativos esperam bem menos tempo nas filas de aeroportos – em comparação ao passado recente. Isso ocorre em função das soluções tecnológicas implementadas em grande escala.

Um bom exemplo disso são as tecnologias biométricas e de reconhecimento facial, que aceleram os protocolos de viagem, os procedimentos para o controle de fronteiras, a digitalização das impressões digitais e das retinas etc.

© Todos os direitos reservados para Kennedy Viagens

Imperatriz - MA

Rua Benedito Leite, 629 | 65903-290 | Centro | Imperatriz – MA

São Paulo - SP

Av Paulista, 171, 4ª andar | 01311-000 | Bela Vista | São Paulo – SP

Curitiba - PR

Travessa Ferdinando Aristides Moleta, 117 | 83045-090 | Afonso Pena | Curitiba