Mudanças cambiais durante viagens corporativas: o que fazer?

Caso a sua gestão de viagens corporativas invista em deslocamentos para o exterior, você deve compreender o funcionamento do câmbio e a relação entre essa flutuação e o seu negócio.

Tenha em mente, que as taxas de câmbio visam facilitar as transações entre os países. No entanto, você pode aproveitar inteligentemente esse instrumento para reduzir os riscos durante as transações, tornado mais vantajoso esse processo para o seu negócio.

Pensando nisso, abordamos, ao longo deste artigo, como a gestão de viagens corporativas pode lidar adequadamente com as mudanças cambiais, a importância de implementar soluções tecnológicas e, ainda, os fatores centrais de influência dessa constante variabilidade. Boa leitura!

Como proceder quando há mudanças cambiais durante a viagem?

Depois de entender melhor acerca da variação cambial e de como contabilizar esses custos na sua gestão de viagens corporativas, é indicado estudar, ainda, as boas práticas do setor quando os valores das taxas mudam durante um determinado deslocamento.

Do mesmo modo, se você gerencia muitas viagens ao exterior, as solicitações de reembolsos e adiantamentos são feitas em R $ (Reais), não é mesmo? Posteriormente, as importâncias são convertidas em moeda estrangeira.

Tudo isso tende a ser demorado e a consumir muito tempo do setor financeiro. Ademais, caso os procedimentos sejam realizados manualmente, os riscos de falha são enormes.

Por isso, estudar como as organizações de sucesso lidam com as imprevisibilidades inerentes às variações cambiais será um fator crucial para evitar custos excessivos e problemas graves quando os valores das taxas de câmbio sofrerem alterações.

Soluções tecnológicas

Para lidar com as mudanças cambiais durante as viagens corporativas, é essencial contar com o auxílio de um sistema inteligente. No mercado, há softwares com recursos que permitem o cálculo automático de adiantamentos, além de disponibilizar, nas prestações de contas, diversas opções de moedas.

Dessa forma, você não terá que realizar cálculos em planilhas, obtendo maior agilidade e facilidade para o back office. Adicionalmente, estas soluções disponibilizam relatórios de despesas capazes de facilitar a visibilidade personalizada de informações e dados relevantes.

Principais fatores de influência sobre a taxa de câmbio

O Dólar americano é utilizada como moeda padrão para o cálculo da taxa de câmbio. Nesse caso, o Dólar turismo. Assim também, a variação sofre a influência de fatores como a política e a economia. Por isso, é fundamental manter-se atento ao que acontece no mundo, à medida que tudo está diretamente conectado.

As variações já devem estar previstas no momento de seu planejamento das viagens corporativas, dado o seu impacto direto sobre o orçamento reservado para cada deslocamento.

De modo geral, as empresas estipulam determinados valores que podem ser gastos diariamente por cada colaborador. Quando há variações nas taxas, consequentemente, haverá mudanças no que será gasto.

As passagens aéreas internacionais, evidentemente, também são afetadas, uma vez que o Dólar é usado em sua cotação, podendo ficar mais baratas ou mais caras segundo a variação apresentada.

Por isso, é imprescindível realizar cotações prévias e monitorar as oscilações da moeda estadunidense monitorar as oscilações da moeda estadunidense. Caso o Dólar permaneça em ascensão por diversos dias seguidos, a probabilidade de queda dos valores cai consideravelmente.

© Todos os direitos reservados para Kennedy Viagens

Imperatriz - MA

Rua Benedito Leite, 629 | 65903-290 | Centro | Imperatriz – MA

São Paulo - SP

Av Paulista, 171, 4ª andar | 01311-000 | Bela Vista | São Paulo – SP

Curitiba - PR

Travessa Ferdinando Aristides Moleta, 117 | 83045-090 | Afonso Pena | Curitiba