Viagens corporativas pós-pandemia: fique por dentro das tendências para a retomada!

A retomada das viagens corporativas é mais uma das coisas que estão retornando aos poucos, agora que o país e o mundo começaram a se recuperar dos últimos anos atípicos que enfrentamos por conta da crise do Covid-19. Ter o vislumbre de uma normalização pós-pandemia é um cenário otimista, mas que também pode provocar certas incertezas.

Isso porque foi exigido de todos a habituação a esse período que enfrentamos, de forma que uma das primeiras coisas que precisaram ser cortadas foram as viagens, e, consequentemente, as viagens corporativas. Estas, porém, são vistas como essenciais pela maioria dos viajantes corporativos, como demonstra o estudo 2021 State of Corportate Travel & Expense, que sustenta o fato de que público estava ansioso para a possibilidade de retomada.

Apesar de reuniões remotas e videoconferências terem se feito efetivas e muito úteis durante o período que passamos em isolamento social, não é como se esses itens pudessem substituir o peso e importância que as viagens corporativas detêm sobre o crescimento de empresas e negócios. Dessa forma, tudo aponta para que o aumento desse nicho gradualmente se estabilize novamente, e você precisa estar preparado para a reintegração disso à rotina, não é?

Agora que as viagens corporativas já estão de volta à nossa realidade, o melhor a se fazer é ficar por dentro de como essas atividades acontecerão daqui em diante! Pensando nisso, escrevemos esse artigo para te auxiliar a se atualizar das novas tendências e estar pronto para a nova realidade desses eventos. Quer estar preparado para essa retomada? Essas dicas vão te ajudar!

1. O planejamento prévio será o seu melhor amigo

É fato de que houve uma queda e tanto nas viagens nesses últimos dois anos. Com as fronteiras de diversos países fechadas e até mesmo a mobilidade dentro do território nacional afetada, as empresas que contavam com as viagens corporativas como parte da rotina do trabalho precisaram se readaptar. O home office virou a realidade da maioria das corporações, de forma que os colaboradores acabaram se acostumando a essa rotina e, agora, precisarão se reabituar a reintegração disso a seu dia a dia.

Com o aumento de demanda, o planejamento prévio será importante para que sua corporação garanta o seu lugar junto às agências de viagens corporativas. A partir de uma gestão organizada, você não precisará se preocupar com indisponibilidade de datas ou outros imprevistos, podendo manter uma estrutura interna bem organizada para encarar as novidades dessa retomada.

Com a constância de viagens sendo menor na nossa realidade atual, o planejamento poderá ser mais concentrado, permitindo, por exemplo, que haja um investimento maior na estrutura de cada viagem corporativa, para fazer com que todas sejam proveitosas e tenham mais foco em resultados assertivos.

2. Escolha bem a sua agência para as viagens corporativas

Se antes a boa escolha de uma agência para essas ocasiões já portava um peso enorme, isso só tende a aumentar agora que os cuidados precisam ser redobrados para que as viagens aconteçam de forma segura e sem imprevistos. As maiores agências de viagens do país já estão se preparando para esse retorno há tempos, e é necessário averiguar se a da sua escolha está disposta a oferecer as melhores condições para que sua mobilidade aconteça com todo o cuidado necessário.

Não apresse o seu processo de escolher a empresa que cuidará de você e dos seus colaboradores. Certifique-se de se informar sobre como são as principais funcionalidades delas, sendo importante ficar por dentro sobre o método de reembolso de KM, prestação de contas e sobre o sistema de gestão de viagens corporativas de cada uma, por exemplo. Ter essas informações pode te poupar de muitas dores de cabeça futuras.

3. Cuidado redobrado com foco no Duty of Care

Anteriormente, o Duty of Care (Dever de Cuidar, em livre tradução), já era uma das maiores preocupações das viagens corporativas e a tendência é que isso só aumente. Depois de uma crise mundial como a que vivemos, é de se esperar que as pessoas estejam mais temerosas com os riscos a saúde e integridade física.

Felizmente, estamos tendo um avanço muito positivo no que se refere a diminuição de casos de Covid-19 em nosso país. A maioria dos brasileiros já tomou pelo menos a primeira dose da vacina, o que garante uma proteção maior, mas isso não significa que é hora de relaxar!

É necessário manter as boas práticas de higiene e orientações das autoridades da saúde, para que, dessa forma, os colaboradores se sintam mais resguardados e confiantes em sua nova rotina de viagens corporativas.

4. Inclua o passaporte de vacinação na documentação necessária

Com o avanço da vacinação, não apenas no Brasil como também no mundo inteiro, o passaporte de vacinação, aos poucos, se torna cada vez mais essencial para exercer as mais variadas atividades e para o simples ato de ter livre acesso a diversos estabelecimentos. Dessa forma, ele é item indispensável para as viagens corporativas, tornando-se um documento essencial para cada viajante.

A boa notícia é que o passaporte de vacina passou a ser disponibilizado para celulares, tanto os que contam com sistema iOS quanto os do sistema Android. Dessa forma, qualquer usuário pode ter acesso a ele pelo aplicativo e-saúdeSP, bastando apenas fazer o cadastro com o número do CPF e algumas informações adicionais.

Essa funcionalidade permite uma maior simplicidade no processo de inserção do passaporte na rotina documental, e assim, garante a segurança de suas viagens corporativas com mais facilidade.

5. Mais sistemas de gestão de viagens corporativas

É fato que a retomada das viagens corporativas na pós pandemia vai voltar para agregar à rotina de sua empresa e seus colaboradores, e cada vez mais as pessoas vão buscar otimizar essas ocasiões para garantir que tudo saia como programado. O aumento do uso de softwares de gestão de viagem é uma crescente no mercado, por conta da facilidade proporcionada por estes.

Os sistemas de viagens corporativas garantem uma melhor segurança para seus usuários, auxiliando na gestão de custos e sendo um grande facilitador para a tomada de decisões dos viajantes, tendo benefícios bem condizentes com a realidade atual. Dessa forma, é de se esperar que a aderência a eles seja cada vez maior, principalmente nessa fase de readaptação.

 Diante disso tudo, se torna claro que o cenário é animador para todos aqueles que contam com as viagens corporativas para agregar à sua rotina de trabalho. Quanto mais antenado sobre o assunto você estiver, maior será a sua facilidade de adequação com a retomada dessa possibilidade.

Para isso, fique ligado ao nosso blog! Estamos empenhados em te prestar todo o auxílio possível nessa etapa de retomada da rotina. Você já sabe, por exemplo, como funciona o reembolso de despesas no home office? Vá para o nosso próximo texto para entender mais sobre o assunto!

© Todo os direitos reservados para Kennedy Turismo