O conceito de mobilidade corporativa, no contexto da gestão de viagens, é tão amplo quanto as suas próprias funções. Em outras palavras, a ideia central consiste em possibilitar o acesso aos ambientes empresariais mediante a utilização de dispositivos móveis.
Por isso, há tantas empresas que investem em transpor tudo o que existe em seu desktop corporativo para estes aparelhos. Todavia, essa migração de dados é, somente, uma das facetas da mobilidade corporativa.
O que, no passado, demandava a aquisição de carro, por exemplo, como os processos burocráticos para a emissão de documentos etc., pode ser solucionado, na atualidade, com um aplicativo de caronas.
Ao acessar as ferramentas corporativas de qualquer lugar, todos os funcionários podem realizar o trabalho de forma remota, chegando aos seus respectivos compromissos com agilidade e qualidade no transporte.
Qualidade de vida dos funcionários
Conforme mencionado, a articulação entre os dispositivos móveis e a internet transformaram por completo os transportes. Com alguns passos simples em um aplicativo, todos podemos chamar um táxi, usar um patinete ou, inclusive, conseguir carona sem que, para tanto, seja necessário gastar muito dinheiro.
Influências sobre o mercado corporativo
Uma das mais relevantes consequências desse movimento pode ser encontrada na drástica redução das frotas de carro. De fato, muitas pessoas podem, agora, alternar a utilização de um mesmo veículo.
Os trabalhadores, igualmente, são beneficiados, uma vez que não precisam mais arcar com as responsabilidades inerentes à direção ou à manutenção de um automóvel. As empresas, por sua vez, podem reduzir os custos referentes à aquisição destes bens.
Principais tendências da mobilidade corporativa
A partir do avanço constante das soluções tecnológicas, cada vez mais acessíveis aos usuários e às organizações de todos os segmentos e portes, as inovações que elencamos, a seguir, transformam significativamente a mobilidade corporativa. Confira:
Plataformas de carona
Compondo um hub de consumidores que necessitam de motoristas, caronas e automóveis em boas condições, as plataformas como Cabify (que encerrou suas operações no Brasil), 99 e Uber, converteram essas necessidades em modelos exitosos de negócios e transformaram o modelo pelo qual os indivíduos transitam pelas cidades.
As informações e dados de clientes são mantidos em total segurança. Atualmente, grande parte destes apps já permite o compartilhamento de caronas, reduzindo os custos e, principalmente, as emissões de carbono na atmosfera.
Novas plataformas de viagens
Paulatinamente, as compras de passagens para ônibus de viagem vêm se tornando mais acessíveis. Há companhias, como a Buser, que fecham as viagens apenas quando conseguem uma quantidade suficiente de compradores para as custear. Isso permite maior conforto aos usuários.
Outras empresas, por exemplo, a Blablacar, efetiva a articulação de uma rede confiável de caroneiros a indivíduos e empresas que precisam de caronas para percorrerem longas distâncias.
Aluguel de patinetes e bicicletas
Na atualidade, os consumidores anseiam por novas oportunidades e recursos que lhes permitam explorar e se movimentarem pelas cidades. Dada a rapidez, a praticidade e os benefícios para a saúde, serviços de scooters e patinetes elétricos – como os oferecidos pela Grin e pela Yellow – fazem sucesso nos centros urbanos.
As avaliações positivas em relação a estas opções de mobilidade são ainda maiores nas localidades que contam com terrenos planos. Elas requerem, porém, que os usuários saibam, de antemão, quais são os procedimentos de segurança a serem seguidos.